2 eventos ao vivo

Google não mostrará trechos de notícias para usuários franceses

25 set 2019
13h19
atualizado às 13h43
  • separator
  • 0
  • comentários

O Google deixará de exibir notícias de publicações europeias nos resultados de pesquisa para seus usuários franceses, cumprindo uma nova lei de direitos autorais da Europa, informou a empresa nesta quarta-feira.

05/12/2018
REUTERS/Arnd Wiegmann/File Photo - RC17E5DABF80
05/12/2018 REUTERS/Arnd Wiegmann/File Photo - RC17E5DABF80
Foto: Reuters

A mudança significa que os usuários franceses verão apenas as manchetes e não as primeiras linhas ou uma imagem em miniatura do conteúdo noticioso, a menos que as publicações europeias solicitem especificamente a exibição de pré-visualizações, informou a empresa.

Espera-se que milhares de publicações sejam afetadas pelas mudanças, mas as francesas serão as mais atingidas.

A medida pode afetar o fluxo de receita das publicações, pois a visibilidade no Google direciona o tráfego para seus sites, potencialmente aumentando a publicidade e as assinaturas.

Nos últimos anos, Espanha e Alemanha tentaram forçar o Google a pagar publicações por usar trechos de seus artigos, mas a medida deu errado depois que o Google News saiu da Espanha e o tráfego da editora alemã Axel Springer caiu depois que tentou bloquear o mecanismo de busca.

A França é o único país da UE até agora a implementar as amplas reformas de direitos autorais do bloco, que foram adotadas no início deste ano. Os países têm cerca de um ano para implementar a medida.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade