PUBLICIDADE

Google Meet vai clarear a imagem da sua câmera em lugares escuros

Versão web do Google Meet ganha nova ferramenta que ajusta o brilho do vídeo automaticamente com inteligência artificial

21 set 2021 10h11
ver comentários
Publicidade

Google Meet ganhou um novo recurso que promete melhorar a visibilidade em chamadas de vídeo caso o usuário esteja em um lugar com pouca luz. Anunciada pelo Google nesta segunda-feira (20), a nova ferramenta para a versão web da plataforma ajusta o brilho das imagens capturadas pela câmera automaticamente. A função começou a ser liberada junto aos filtros de busca do Gmail para Android.

Aplicativo do Google Meet
Aplicativo do Google Meet
Foto: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog / Tecnoblog

A novidade chega à versão web do Meet depois de ser lançada para Android e iOS (iPhone e iPad) no ano passado. Com recursos de inteligência artificial (IA), a ferramenta é capaz de ajustar automaticamente o brilho do vídeo. Assim, a plataforma consegue melhorar a visibilidade da imagem caso a pessoa esteja em um ambiente escuro.

"Ter muita luz atrás de você - como uma janela em um dia ensolarado - também pode ser um desafio para muitas câmeras", anunciaram no blog de atualizações do Google Workspace. "O Google Meet na web agora detecta automaticamente quando um usuário aparece subexposto e aumenta o brilho para melhorar sua visibilidade".

O recurso está sendo liberado gradualmente para contas do Google Workspace e do G Suite Basic e Business. Para utilizá-lo, é preciso ter um computador com Linux, macOS ou Windows. A companhia ainda recomenda o uso do Chrome 90 e Edge 90 ou versões mais recentes. Também é necessário ativar a aceleração de hardware do navegador.

Nova ferramenta do Google Meet é capaz de ajustar brilho da imagem automaticamente
Nova ferramenta do Google Meet é capaz de ajustar brilho da imagem automaticamente
Foto: Reprodução/Google / Tecnoblog

Gmail para Android ganha melhorias na busca

O aplicativo do Gmail para Android também recebeu melhorias na ferramenta para fazer pesquisas. Desde segunda-feira (20), usuários do app passaram a contar com filtros na caixa de busca, assim como na versão do serviço de email para a web. Dessa forma, é possível tanto agilizar a pesquisa quanto torná-la ainda mais precisa.

O funcionamento da novidade para Android segue a mesma lógica da versão web do Gmail. Após fazer uma pesquisa dentro do aplicativo, os filtros vão aparecer logo abaixo da caixa de texto para inserir o termo de busca. Entre as opções disponíveis, estão o remetente, destinatário, a data e os anexos presentes em uma mensagem. 

Filtros de busca do Gmail para Android
Filtros de busca do Gmail para Android
Foto: Divulgação/Google / Tecnoblog

A novidade começou a ser liberada aos usuários elegíveis nesta segunda-feira (20) e deve chegar a todos até o fim de outubro. "Disponível para todos os clientes do Google Workspace, bem como para clientes do G Suite Basic e Business", informaram.

Com informações: Google Workspace Updates (1 e 2)

Google Meet vai clarear a imagem da sua câmera em lugares escuros

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade