PUBLICIDADE

Google lembra dia de Nelson Mandela em novo doodle

O Dia de Internacional de Nelson Mandela foi inspirado em um discurso feito pelo líder em 2008

18 jul 2014 - 09h54
Compartilhar
Exibir comentários
Doodle do Dia Internacional Nelson Mandela
Doodle do Dia Internacional Nelson Mandela
Foto: Google / Reprodução

O Google celebra o nascimento de Nelson Mandela nesta sexta-feira por meio de um novo doodle na página do buscador. O líder sul-africano morto em dezembro de 2013 completaria 96 anos de idade hoje. A data é considerada pela Organização das Nações Unidas como “Dia Internacional Nelson Mandela” desde 2009.

Na animação, o símbolo do Google é substituído por desenhos que representam e traçam a cronologia da vida de Nelson Mandela. As animações são acompanhas de frase do líder sul-africano em inglês, mas que são traduzidas em português.

A designer Katy Hu, que criou o doodle, afirma em entrevista no site da empresa que espera que seus desenhos inspirem as pessoas a “aprender com Nelson Mandela e seu modo de viver”.

Mandela (ou Madiba, como é chamado pelos sul-africanos) foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Antes disso, cumpriu 27 anos de prisão por uma pena de prisão de perpétua por traição ao liderar o Congresso Nacional Africano (CNA) que tentava mudar o regime do apartheid no país, de segregação entre afrodescendentes e brancos.

Nelson Mandela foi liberado da prisão em fevereiro de 1990 e voltou à vida pública, sendo eleito presidente quatro anos depois. Seu mandato ficou marcado por legados na reestruturação econômica do país e ao fato de ter evito uma guerra civil na África do Sul.

O Dia de Internacional de Nelson Mandela foi inspirado em um discurso feito pelo líder em 2008. Nele, Mandela pede para que a próxima geração pegue o fardo da liderança em mostrar ao mundo as injustiças sociais ao dizer “está nas mãos de vocês agora”.

Vote no seu doodle favorito durante a Copa do Mundo Vote no seu doodle favorito durante a Copa do Mundo

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade