PUBLICIDADE

Google anuncia novo OS Android e mais tecnologias

Conferência de desenvolvedores do Google começou nesta quinta-feira (28), às 13h30

28 mai 2015 - 12h00
(atualizado às 16h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Google I/O acontece anualmente em São Francisco, Califórnia
Google I/O acontece anualmente em São Francisco, Califórnia
Foto: Getty Images

O Google I/O, conferência de desenvolvedores do Google, começou nesta quinta-feira (28), às 13h30 (horário de Brasília), em São Francisco, na Califórnia. 

O evento anual conta com dois dias de palestras inspiracionais e apresentações, em primeira mão, de novos produtos e tecnologias do Google. 

A convenção também tem a versão brasileira, o Google I/O Extended Brasília, que apresenta palestras de representantes locais da tecnologia e empreendedorismo.

Acompanhe ao vivo a conferência do Google I/O 2015

Siga o Terra Notícias no Twitter

A conferência teve início com o vice-presidente de produtos do Google Sundar Pichai, que destacou que o Android, YouTube, Google Maps, Gmail e Chrome tem mais de um bilhão de usuários cada em todo o mundo.

Uma das primeiras novidades anunciadas é a respeito do novo OS Android. De acordo com a empresa, a meta é levar o software para além dos smartphones.

O tão esperado Android M foi citado logo no começo do evento. 

A partir de agora, os aplicativos pedirão permissão para acessar algumas informações pessoais. Além de garantir mais segurança ao usuário, com essa função será possível editar as configurações de aplicativo por aplicativo. Ao acessar o microfone, por exemplo, será possível conferir tudo o que tem acesso aquela área do seu telefone e negar ou aceitar o acesso de um aplicativo, de forma mais simples.

Google também anunciou que a atualização de customização das abas do Chrome, que permitirá que os usuários possam assinar as páginas que mais gostam, serão lançadas ainda essa semana em todo o mundo.

O tão esperado sistema de pagamento da Google, Android Pay - que vem para competir diretamente com o Apple Pay -, estará disponível muito em breve em 700 mil lojas dos Estados Unidos. Infelizmente, o app ainda não será lançado no Brasil. O recurso permitirá fazer pagamentos com o NFC do seu smartphone, simulando um cartão de crédito ou débito. De acordo com Dave Burke, engenheiro da empresa, o sistema é totalmente simples e seguro.

Também segundo Dave, no Android M os usuários poderão utilizar a leitura das impressões digitais para comprar aplicativos na Play Store e para destravar o celular. 

O consumo de bateria também é uma preocupação do Android M. A versão nova contará com um mecanismo que fará com que o telefone consuma menos bateria enquanto estiver com a tela bloqueada. Além disso, o sistema móvel suportará o padrão USB-C para recarga e outras funções.

David Singleton, diretor do Android Wear, apresentou o novo Android Wear. O Google adicionou movimentos extras para ativar o relógio, parecidos com o do Apple Watch. O Android Wear também contará com gestos para navegação. Será possível trocar de notificação e navegar no aplicativo apenas balançando a mão, sem tocar na tela do aparelho, o que facilitará - e muito - a vida de quem usa o celular enquanto anda na rua.

Também é possível receber emojis desenhados por outros usuários. Ao desenhar na tela, o app reconhecerá a figura e enviará o emoji para um amigo.

A conferência teve início com o vice-presidente de produtos do Google, Sundar Pichai
A conferência teve início com o vice-presidente de produtos do Google, Sundar Pichai
Foto: Reprodução

Sundar Pichar, vice-presidente de produtos, voltou ao palco para falar sobre o mercado de Internet das Coisas (IoT). Ele anunciou o projeto Brillo, que suporta Wi-Fi, conexão Bluetooth e outras ferramentas do Android; e aproveitou para apresentar o Weave, um recurso que faz com que os dispositivos do Brillo, smartphones e a internet se conectem.

Algumas mudanças também foram feitas no Google Now. Agora, além de reconhecer mais 100 milhões de lugares, a ferramenta também mostra os postos de gasolina mais perto de você. Outro recurso interessante é o Now on Tap, que fornece respostas inteligentes baseadas no que o usuário está fazendo naquele momento - o app pode responder o nome do artista que está cantando a música que você está ouvindo naquele momento, por exemplo. O novo Now estará disponível juntamente com a versão o Android M.

Para simplificar a vida do usuário viciado em 'selfies', o Google está lançando o Google Photos, que organiza sozinho as imagens do celular - em três abas: pessoas, lugares e coisas - e facilita a maneira de compartilhá-las nas redes sociais. O app permite diminuir o zoom das fotos para meses e anos - ferramenta já disponível no iPhone. Ele ainda é capaz ainda organizar sua coleção de acordo com as pessoas com as quais você mais tira foto, ou os lugares que mais frequenta.

O Google Photos suportará ainda o upload ilimitado e gratuito para fotos na nuvem em alta qualidade. Para fotos, será possível carregar até 16 megapixels, e vídeos poderão ter qualidade Full HD. O app já está disponível nesta quinta-feira (28) para Android, iOS e web.

Jen Fitzpatrick, vice-presidente de engenharia, diz que Google espera que 1,2 bilhão de smartphones sejam vendidos em mercados emergentes, incluindo o Brasil, até 2016. Jen também fala sobre o Android One, um programa para produzir smartphones com sistema Android mais baratos e melhores. A iniciativa, no entanto, ainda não chegou ao Brasil.

Google I/O anuncia novo Android e mais tecnologias
Google I/O anuncia novo Android e mais tecnologias
Foto: Reprodução

O Google lançou recentemente uma plataforma que salva conteúdo online e permite aos usuários assistirem aos vídeos do YouTube em modo offline por mais de 48 horas - não disponível no Brasil -, o Google Offline. Esse é um dos recursos para evitar que os usuários gastem mais dados ao acessar uma página novamente. 

O sistema de mapas também ganhará atualizações. O Google Maps permitirá ao usuário fazer pesquisas no mapa - também por comando de voz - mesmo se o celular estiver desligado. Esse é um recurso bem útil em casos de queda de cobertura por parte das operadoras de celular, problema comum do Brasil. Ainda sobre o Maps, o Google anunciou uma iniciativa social que ajuda moradores de favelas ao incluir dados das comunidades no serviço de mapeamento.

Outro ponto que merece destaque é a preocupação com a conexão lenta e limitada. O novo buscador possui uma versão capaz de aumentar a velocidade em 4x, o que ajuda a reduzir, também, o consumo de dados do celular em 80%.

De acordo com Clay Bavor, responsável pela área do Google Cardboard, há mais de um milhão de usuários que usam a plataforma de realidade virtual (Cardboard) em todo o mundo. E o número só tende a aumentar, porque o Google lançou uma versão do app para o sistema iOS. 

Ainda sobre o Cardboard, uma iniciativa educacional interessante é o projeto Expeditions, que permite que os professores deem suas aulas em campos de realidade virtual; os alunos podem assistir às aulas através de tablets ou celulares.

Outra inovação é o dispositivo Jump, que funcionará em parceria com a GoPro. O app permite aumentar o conteúdo para realidade virtual através da gravação de vídeos em 360 graus. Inicialmente, as câmeras não estarão disponíveis para o público.

O vice-presidente de produtos Sundar Picha voltou ao palco para encerrar o primeiro dia do Google I/O citando projetos que a empresa desenvolve ao redor do mundo, como os carros de auto-condução e os balões capazes de levar internet para áreas isoladas. 

Google quer virar operador de telefonia móvel nos EUA:
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade