PUBLICIDADE

Google investirá US$140 mi em expansão de centro de dados no Chile

13 set 2018 - 02h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Google investirá 140 milhões de dólares para ampliar seu único centro de dados na América Latina, disse nesta quarta-feira o presidente do Chile, Sebastián Piñera, como prova da participação do país na "quarta revolução industrial".

Logo iluminado do Google
05/09/2018 
REUTERS/Arnd WIegmann
Logo iluminado do Google 05/09/2018 REUTERS/Arnd WIegmann
Foto: Reuters

A expansão, anunciada pelo Google e autoridades chilenas, representa o segundo estágio de crescimento da empresa para o centro de dados em Quilicura, perto de Santiago, que se tornou totalmente operacional em 2015. O Google anunciou que o novo investimento triplicará o tamanho do centro de dados e criará mais de mil novos empregos no processo de construção e 120 novos empregos permanentes.

O novo investimento do Google se soma aos 150 milhões de dólares gastos para construir o centro. A empresa anunciou pela primeira vez planos de montar um centro de dados no Chile em 2012, oito meses após abrir escritórios no país. Desde janeiro de 2017, o centro operou totalmente com energia solar da região de Atacama, informou a empresa.

Edgardo Frias, gerente geral do Google no Chile, disse que a melhora de infraestrutura com estabelecimento de um centro de dados no país ajudou a empresa a desenvolver sua capacidade em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina.

O anúncio do Google vem em meio a conversas entre a Amazon e o governo chileno sobre o interesse da varejista online em hospedar um centro para processar a grande quantidades de dados de astronomia gerados por telescópios no país.

O Chile e a Argentina, duas das maiores economias da América do Sul, vêm atraindo investimentos da empresa de computação em nuvem e ecommerce.

Executivos do Google disseram à Reuters que analisaram vários países para estabelecer o primeiro centro de dados latino e escolheram o Chile por causa de seu clima favorável para investimentos estrangeiros diretos, uma estrutura regulatória clara e um bom suprimento de recursos de energia renovável.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade