PUBLICIDADE

Google Glass passa "dossiê" sobre quem conversa com usuário

29 jun 2014 - 14h26
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de dois anos após ser apresentado ao mundo, o Google Glass conta com relativamente poucos aplicativos para dar apelo aos óculos futurísticos como objeto de consumo. Alguns analistas de tecnologia opinam que o Google Glass ainda precisa de um "app matador", aquele que vai cair na boca do povo e provocar uma corrida às lojas.

Ben Wood, da CCS Insight, diz considerar os óculos não como um produto comercial, mas como um "projeto científico" e uma janela para o que será possível no futuro. Enquanto isso, alguns desenvolvedores vêm apostando em aplicativos de utilidade prática para atrair mais usuários. Confira sete deles.

<p>App de universit&aacute;rios americanos gera legendas nas lentes</p><p>&nbsp;</p>
App de universitários americanos gera legendas nas lentes 
Foto: BBC News Brasil

Ajuda para deficientes auditivos

Estudantes da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, criaram um aplicativo que faz leitura labial, transformando a fala em legendas que podem ser lidas nas lentes. O app pode ser de grande utilidade para deficientes auditivos ou em lugares barulhentos onde fica difícil ouvir o que o interlocutor está dizendo. O mesmo grupo de estudantes está trabalhando em um outro aplicativo capaz de traduzir línguas em tempo real.

Saídas de emergência

Por meio do Google Glass, serviços de emergência como o Corpo de Bombeiros poderão ter acesso a informações cruciais, como plantas de prédios em chamas e suas saídas de emergência. A empresa Mutualink ainda está testando um aplicativo que vai permitir a paramédicos visualizar o histórico de saúde de um paciente logo ao chegar à cena de um acidente. Por sua vez, a polícia poderá usar os óculos para ver imagens captadas por câmeras de segurança ou filmar brigas.

Correndo atrás de você mesmo

A ideia por trás do app Race Yourself é tornar a corrida de cada dia mais divertida e, por que não, competitiva. O aplicativo permite que você "corra atrás de você mesmo" por meio de um avatar em 3D que reproduz a velocidade da sua última corrida. É possivel também tentar ultrapassar os amigos - ou, se tiver coragem, zumbis também. 

<div class="module" style="font-size: 13px; display: inline; clear: both; color: rgb(51, 51, 51); font-family: arial, verdana, sans-serif; line-height: 16px;"><div class="image img-w464" style="font-size: 1em; float: none; margin-left: auto; margin-right: -160px; margin-top: 0px; clear: both; padding-top: 8px; width: auto !important;"><p class="caption" style="margin: 0px 0px 5px; padding: 3px 0px 0px; color: rgb(80, 80, 80);">App exibe plantas de pr&eacute;dios em chamas e alerta bombeiros sobre sa&iacute;das de emerg&ecirc;ncia</p></div></div>
App exibe plantas de prédios em chamas e alerta bombeiros sobre saídas de emergência
Foto: BBC News Brasil

Melhore sua experiência em galerias de arte

Não ser um grande conhecedor de arte pode não ser mais um impedimento para apreciar um passeio pelo museu. O app de realidade aumentada GuidiGo traz explicações em tempo real para as lentes sobre quadros, esculturas e monumentos. A tecnologia permite inclusive assistir a vídeos, ouvir comentários de áudio e até fazer um zoom na tela. Outros aplicativos, como AR Glass para Wikipedia, capta informações online sobre o lugar por onde você está transitando e as exibe bem diante dos olhos.

A primeira impressão é a que fica

É um pouco assustador, mas a empresa Refresh diz que pode fornecer um "dossiê instantâneo" sobre alguém que você está prestes a conhecer. O aplicativo reúne dados de diferentes fontes da internet, incluindo redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn, e fornece ao usuário dos óculos uma ficha completa da pessoa – incluindo currículo escolar, filmes favoritos ou fotos das férias.

<p>App permite que us&aacute;rio corra atr&aacute;s dele mesmo por meio de avatar em 3D</p><p>&nbsp;</p>
App permite que usário corra atrás dele mesmo por meio de avatar em 3D 
Foto: BBC News Brasil

Finja que você domina várias línguas

A Word Lens, recentemente adquirida pelo Google, traduz instantaneamente para o inglês textos impressos em placas em outras línguas.

Fite as estrelas

Star Chart, um app desenvolvido por uma empresa britânica com apenas quatro funcionários é a uma das últimas adições à loja oficial do Google Glass. O aplicativo usa GPS, além do compasso dos óculos, giroscópio, acelerômetro e ferramentas de ativação de voz para exibir em tempo real um mapa das constelações, estrelas e planetas. A tecnologia pode até conversar diretamente com o usuário e explicar os mistérios dos cosmos.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade