10 eventos ao vivo

Google Docs e Planilhas ganham modo escuro no iPhone

O modo escuro que chegou no Google Docs, Planilhas e Apresentações no iOS pode economizar energia em iPhones com tela OLED

28 set 2020
17h06
atualizado às 20h07
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Google disponibilizou o modo escuro para aplicativos Google Docs, Apresentações e Planilhas que rodam em iPhones, iPads e nos iPods Touch. A novidade chega em forma de atualizações de seus respectivos apps e elas ativam o novo visual de forma automática, com base nas configurações do sistema operacional.

google docs modo escuro iphone ios
google docs modo escuro iphone ios
Foto: Tecnoblog

A mudança troca praticamente toda parte dos aplicativos que exibiam cor branca no fundo, para preto e também inverte a cor da letra, passando de preta para branca. Mesmo sendo configurada de forma automática, é possível reverter a interface por completo ou então apenas ver um documento da forma antiga, com fundo branco e letras pretas.

Para mudar manualmente, basta tocar no menu (ícone no topo, do lado esquerdo e que é feito de três traços curtos), depois em Configurações, Tema e em seguida escolher qual deles você quer. Para mudar o visual apenas em um documento e não em toda interface, basta abrir o próprio texto, planilha ou apresentação, tocar nos três pontos localizados no canto superior direito, depois em "Ver no tema claro", ou "Ver no tema escuro".

O gigante das buscas afirma que a nova ferramenta está disponível para todos os usuários, seja em conta pessoal ou do G Suite (corporativo) e em nenhum dos dois casos é necessário esperar algum tempo para os servidores do Google trabalharem. Basta a versão mais recente do Google Docs, Planilhas ou Apresentações.

No Android os usuários já podem abrir estes apps em modo escuro desde o começo de julho deste ano, afetando quem está em smartphones e tablets da mesma maneira. Além de alívio para os olhos, a tela mais escura também garante economia de energia, principalmente em aparelhos com tela OLED ou AMOLED.

Para quem está no sistema operacional móvel do Google a mudança também é automática, respeitando as configurações do sistema, mas o modo escuro pode ser ativado manualmente no mesmo caminho de toques exigidos no iOS.

Só falta o tema escuro na versão web, não é Google?

Com informações: Google.

Google Docs e Planilhas ganham modo escuro no iPhone

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung
Tecnoblog
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade