PUBLICIDADE

Google derruba site que baixava músicas e vídeos do YouTube

Empresa venceu disputa pelo domínio após argumentar que site para baixar vídeos usava marca do YouTube sem fins legítimos

10 fev 2021 15h20
ver comentários
Publicidade

Além das gravadoras, o Google também trabalha para derrubar alguns sites que permitem baixar músicas e vídeos do YouTube. O caso mais recente envolve a disputa pelo domínio youtubeconverter.io, que permitia baixar vídeos em diversos formatos. A empresa pediu a derrubada do site após alegar que ele usava sua marca sem fins legítimos.

YouTube
YouTube
Foto: Christian Wiediger/Unsplash / Tecnoblog

A disputa pelo domínio ocorreu na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês). Na ação, o Google afirmou que o endereço usava a marca do YouTube sem a sua permissão e foi registrado de má-fé. A empresa alegou que o domínio não tinha interesses legítimos e, por isso, deveria ser derrubado.

O proprietário do youtubeconverter.io, um cidadão do Vietnã, não respondeu às acusações. Para contornar a então iminente derrubada do site, ele criou um novo domínio (ytconv.cc), que segue no ar. O novo site é idêntico ao anterior e apenas mudou o seu endereço para tentar evitar uma nova disputa com o Google.

youtubeconverter.io
youtubeconverter.io
Foto: Reprodução/TorrentFreak / Tecnoblog

Em sua avaliação, a WIPO concordou com a alegação de que o site viola termos de serviço do YouTube. A entidade avaliou que o site usa a marca de terceiros sem fins legítimos e de forma a causar confusão entre usuários. A decisão também menciona o fato do proprietário do site ter registrado o domínio com um serviço usado para ocultar sua identidade.

Por isso, a WIPO determinou que o domínio seja transferido para o Google. A decisão vale somente para o youtubeconverter.io, que não está mais no ar. O ytconv.cc, por sua vez, continua disponível e deve causar mais dificuldades para ser derrubado porque não utiliza diretamente a marca do YouTube em seu endereço.

Disputa com sites para baixar vídeos do YouTube

As disputas para derrubar sites que permitem o download de músicas e vídeos do YouTube também envolvem gravadoras, que buscam manter a receita obtida no serviço do Google e em outras plataformas de streaming. Nos últimos anos, vários sites saíram do ar por conta de ações movidas pela indústria fonográfica.

Mais recentemente, o YouTube-DL, programa usado para baixar vídeos, foi derrubado do GitHub a pedido da Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA, na sigla em inglês). O programa voltou a ser liberado depois de algumas semanas, mas a situação levou o GitHub a revisar sua política antipirataria.

Com informações: TorrentFreak.

Google derruba site que baixava músicas e vídeos do YouTube

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade