0

Google anuncia pacote de novidades para Android no Gboard, Nearby Share e mais

As novidades do Google no Android entregam mais acessibilidade para mais gadgets, além mais emojis que podem ser combinados

3 dez 2020
20h50
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Google divulgou uma lista com novidades para diversos de seus produtos para o Android, como o Gboard, Nearby Share e até o Maps. As atualizações serão entregues para uso já neste final de ano, englobam mais usuários de versões antigas do sistema operacional e não dependem de atualização de firmware (ufa!).

Google cria pacote de novos recursos para vários apps no Android (Imagem: divulgação/Google)
Google cria pacote de novos recursos para vários apps no Android (Imagem: divulgação/Google)
Foto: Tecnoblog

A primeira novidade é a maior quantidade de emojis que podem ser misturados, com Emoji Kitchen do teclado. Antes limitados em centenas de combinações, agora podem ser mais de 14 mil delas. A ideia é a seguinte: você escolhe uma figurinha de sorriso e depois coloca um boneco de neve, então o Gboard faz o boneco de neve sorrindo. Ou então toca no emoji dando beijo e depois no de abacaxi, para fazer um abacaxi beijoqueiro.

Google melhora acessibilidade de mais aparelhos Android

A segunda não chegará ao Brasil, mas se você tem uma conta da Play Store nos Estados Unidos ou Reino Unido, poderá transformar livros digitais em audiolivros. A narração é criada de forma automática. Já a terceira coloca o Voice Access que já está no Android 11, para todos os usuários com aparelhos rodando ao menos o Android 6 Marshmallow.

O recurso é focado em acessibilidade e permite o controle da tela do smartphone ou tablet pela voz, com ajuda de aprendizado de máquina. Com ele o usuário pode pedir para abrir um app, ou rolar a página e até para tocar em um botão.

O Google Maps também está no pacote de novos recursos e colocará uma aba diferente na tela inicial. Com o nome de "Ir", ela fica no lugar da atual "Dia a dia" e mostrará sugestões de locais já selecionados como favoritos pelo usuário, ou então para outros pesquisados recentemente. O objetivo é criar a rota até o destino com menos toques na tela.

Ainda em dezembro o Android Auto será lançado em mais países da Europa, África e do sudeste asiático. Por fim, o Nearby Share será capaz de compartilhar aplicativos baixados pela Play Store mesmo quando um dos lados da conexão não estiver recebendo dados da operadora, nem do Wi-Fi.

Com informações: Google.

Google anuncia pacote de novidades para Android no Gboard, Nearby Share e mais

Veja também:

Como a Tesla fez de Musk a 2ª pessoa mais rica do mundo
Tecnoblog
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade