PUBLICIDADE

Gestor de criptomoedas vê mineração de bitcoin migrando da China para América do Norte

11 fev 2020 - 17h08
Compartilhar
Exibir comentários

O maior gestor de moedas digitais do mundo afirmou nesta terça-feira que está vendo migração da mineração de bitcoin da China para a América do Norte.

Equipamento de mineração de bitcoin. 6/4/2018. REUTERS/Alessandro Bianchi
Equipamento de mineração de bitcoin. 6/4/2018. REUTERS/Alessandro Bianchi
Foto: Reuters

Barry Silbert, fundador da Grayscale Investments, sediada em Nova York, fez o comentário em uma apresentação online a investidores, mas sem explicar o porquê da migração.

Muitos investidores importantes, como fundos de pensão ou gestores de ativos, têm se mostrado relutantes em fazer negócios com bitcoin, diante de sua volatilidade, quebras de segurança e falta de mercados transparentes.

Mas o bitcoin, apoiado por entusiastas e investidores de varejo desde que surgiu mais de uma década atrás, tem ganhado interesse cada vez maior de fundos de hedge e corretoras. Muitos são atraídos por seu potencial de altos retornos em uma era de juros baixos.

Os mineradores de bitcoin da China controlam cerca de dois terços do poder de processamento para criar moeda digital no mundo, segundo pesquisa de 2019. Esta dominância tem permitido a mineradores chineses produzirem grandes quantidades da moeda e impulsionado a demanda por equipamentos de mineração de criptomoedas produzidos na China.

"O que tenho visto recentemente, provavelmente ao longo dos últimos três a seis meses, é um interesse crescente em mudança da atividade para fora da China, especificamente para os Estados Unidos e Canadá", disse Silbert.

Mineradores de bitcoin, que em geral operam computadores potentes conectados a fontes de eletricidade barata, competem entre si na rede bitcoin para resolver complexos problemas matemáticos. A solução destes problemas cria moedas novas.

Pela cotação desta terça-feira, de cerca de 10.300 dólares, mineradores produzem montantes de bitcoin de aproximadamente 6,7 bilhões de dólares por ano.

A atividade lucrativa normalmente ocorre em climas frios ou em áreas esparçamente povoadas, como Escandinávia e Québec, por causa da grande quantidade de calor que produzem.

Empresas chinesas como a Bitmainse se tornaram as maiores mineradoras de moeda digital e também as maiores fabricantes de equipamento de mineração de criptomoedas.

A Grayscale, que tem uma gestão de cerca de 3,1 bilhões de dólares em criptomoedas, tem atuado para atrair investidores maiores para o mercado.

No mês passado, a empresa se tornou o primeiro veículo de investimento em moedas digitais a obter status de companhia emissora de documentos pela Securities and Exchange Commission, informou a companhia nesta terça-feira.

A concessão faz com que seus produtos vinculados a moedas digitais tenham os mesmos padrões de divulgação que os negociados em grandes bolsas de valores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade