PUBLICIDADE

Galaxy Note 10 terá novo chip Exynos de 7 nm melhor que o atual Snapdragon

Método de fabricação de processador da Samsung só será reproduzido no Snapdragon 865, que será lança...

11 jun 2019 - 12h32
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários

A Samsung está empenhada em embutir o melhor processador próprio possível no Galaxy Note 10, seu próximo smartphone top de linha. De acordo com o site The Elec, a companhia prepara um novo chip Exynos com um método inovador de fabricação e reflexos no desempenho.

Foto: TecMundo

O futuro processador terá arquitetura de 7 nm (nanômetros), ao contrário do Exynos 9820, do Galaxy S10, que tem processo de 8 nm. Além disso, a tecnologia de litografia utilizada será de ultravioleta extrema (EUV, na sigla original em inglês), uma das mais avançadas do mercado, a partir da qual é possível aproximar ainda mais os transistores uns dos outros, o que traz vários benefícios ao chip, que pode ser 20% mais rápido ou consumir até 50% menos energia.

Um porta-voz da Samsung afirmou que a empresa, uma das maiores do mundo na fabricação de processadores, atualmente "encontra desafios" na produção em massa da tecnologia, mas deverá conseguir otimizar as linhas em setembro deste ano para iniciar o processo até fevereiro de 2020. A ideia é que ela forneça a estrutura das fábricas para a produção de vários componentes top de linha da próxima geração de aparelhos.

A Qualcomm também quer

Responsável pela família de processadores mobile Snapdragon, a Qualcomm demonstrou interesse na tecnologia EUV e poderá contratar a Samsung para fabricar integralmente a próxima linha da marca, a Snapdragon 865. Infelizmente, esse modelo ainda não deverá ter o modem 5G embutido, o que significa que teremos modelos com e sem a nova geração de conectividade móvel.

A taiwanesa TSMC ganhou o contrato anterior, mas agora ficará em segundo plano. A IBM também demonstrou interesse no novo método.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade