PUBLICIDADE

Fundo de tecnologia de Bill Gates aposta em robôs "agricultores"

22 set 2021 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários

Uma startup do Vale do Silício levantou 50 milhões de dólares em uma rodada de liderada pelo fundo de tecnologia Breakthrough Energy, de Bill Gates. A Iron Ox usa robôs integrados num sistema hidropônico que consome 90% menos água que plantações tradicionais, disse o presidente-executivo, Brandon Alexander.

Exibição da Iron Ox, na Califórnia. 15/9/2021. REUTERS/Nathan Frandino
Exibição da Iron Ox, na Califórnia. 15/9/2021. REUTERS/Nathan Frandino
Foto: Reuters

A companhia está colocando o sistema para funcionar numa área de 10 mil metros quadrados na Califórnia, que atravessa grave período de seca. Os robôs movem pallets de manjericão genovês e um braço robótico movimenta os pallets para inspeção. Sensores checam níveis de nitrogênio e de acidez da água para um crescimento saudável das plantas.

"Então os sensores avaliam o que está faltando e de que a planta precisa", disse Alexander. Qualquer água não usada pode ser bombeada de volta par ao sistema e usada posteriormente.

A Iron Ox cultiva manjericão tailandês e morangos e está trabalhando em coentro, salsa e tomates.

"Para realmente eliminar o desperdício, para realmente chegarmos ao próximo nível de sustentabilidade e impacto, temos que repensar todo o processo de cultivo", disse Alexander.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade