PUBLICIDADE

Fundo de tecnologia de Bill Gates aposta em robôs "agricultores"

22 set 2021 12h18
ver comentários
Publicidade

Uma startup do Vale do Silício levantou 50 milhões de dólares em uma rodada de liderada pelo fundo de tecnologia Breakthrough Energy, de Bill Gates. A Iron Ox usa robôs integrados num sistema hidropônico que consome 90% menos água que plantações tradicionais, disse o presidente-executivo, Brandon Alexander.

Exibição da Iron Ox, na Califórnia. 15/9/2021. REUTERS/Nathan Frandino
Exibição da Iron Ox, na Califórnia. 15/9/2021. REUTERS/Nathan Frandino
Foto: Reuters

A companhia está colocando o sistema para funcionar numa área de 10 mil metros quadrados na Califórnia, que atravessa grave período de seca. Os robôs movem pallets de manjericão genovês e um braço robótico movimenta os pallets para inspeção. Sensores checam níveis de nitrogênio e de acidez da água para um crescimento saudável das plantas.

"Então os sensores avaliam o que está faltando e de que a planta precisa", disse Alexander. Qualquer água não usada pode ser bombeada de volta par ao sistema e usada posteriormente.

A Iron Ox cultiva manjericão tailandês e morangos e está trabalhando em coentro, salsa e tomates.

"Para realmente eliminar o desperdício, para realmente chegarmos ao próximo nível de sustentabilidade e impacto, temos que repensar todo o processo de cultivo", disse Alexander.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade