PUBLICIDADE

Fundadores do Instagram renunciam e deixarão a empresa nas próximas semanas

Segundo fonte com conhecimento direto sobre o assunto, Kevin Systrom e Mike Krieger anunciaram decisão à equipe de liderança do Instagram e ao Facebook nesta segunda-feira

24 set 2018 - 23h41
Compartilhar
Exibir comentários

SAN FRANCISCO, Estados Unidos - Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, renunciaram nesta segunda-feira, 24, e devem deixar a empresa nas próximas semanas, informou uma fonte com conhecimento direto sobre o assunto ao New York Times. A saída da dupla aumenta a pressão sobre o Facebook, que adquiriu a rede social há seis anos.

Segundo a fonte ouvida pelo Times, que solicitou anonimato, Systrom e Krieger notificaram a equipe de liderança do Instagram e o Facebook sobre suas renúncias nesta tarde. Nas próximas semanas, eles deixarão os cargos de diretor executivo e diretor técnico, respectivamente. A dupla não informou uma data exata para a saída.

Os fundadores não deram uma justificativa para a renúncia, diz a fonte, apenas afirmaram que iriam tirar um período de folga após deixarem o Instagram. Systrom e Krieger se conhecem desde 2010, quando transformaram um projeto de software construído por Systrom no que hoje é a rede social de fotografia Instagram. Atualmente, a plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários.

Uma porta-voz do Facebook, que detém o Instagram, não comentou o caso.

A saída de Systrom e Krieger geram insegurança sobre o futuro do Instagram em uma época na qual o Facebook enfrenta a sua pior crise da história. Desde as eleições presidenciais e o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica, a plataforma de Mark Zuckerberg tem sido fortemente criticada por sua falta de cuidado com dados de usuários e ineptidão em evitar interferências estrangeiras por meio da rede social.

O Instagram, por sua vez, é uma das maiores "joias" do Facebook, que comprou a rede social por US$ 1 bilhão em 2012. De lá para cá, o número de usuários do Instagram saltou de 30 milhões para mais de um bilhão, se tornando uma das aquisições mais bem-sucedidas da empresa de Zuckerberg.

A renúncia de Systrom e Krieger ocorre menos de seis meses após o fundador do WhatsApp, Jan Koum, dono da empresa que também foi adquirida pelo Facebook, anunciar que deixaria o cargo. À época, fontes afirmaram que a decisão de Koum foi motivada pela sua preocupação com posição do Facebook em relação à forma de lidar com os dados dos usuários da plataforma. //THE NEW YORK TIMES

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade