PUBLICIDADE

França desenvolve rival do WhatsApp por receio sobre risco de espionagem

16 abr 2018 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

O governo francês está desenvolvendo seu próprio serviço de mensagens instantâneas codificado para reduzir preocupações de que entidades internacionais possam espionar conversas privadas de altas autoridades do país, afirmou o ministério digital nesta segunda-feira.

Nenhum dos principais comunicadores do mundo com recursos de codificação de mensagens, incluindo WhatsApp e o Telegram, preferido do presidente francês Emmanuel Macron, são baseados na França.

Cerca de 20 autoridades e funcionários públicos importantes vão testar o novo aplicativo projetado pelo governo francês, afirmou uma porta-voz do ministério. O objetivo é que o uso do novo aplicativo se torne obrigatório em todo o governo ainda neste ano.

"Precisamos encontrar uma forma de termos um serviço de mensagens criptografado que não seja codificado pelos Estados Unidos ou pela Rússia", disse a porta-voz. "Se você começar a pensar sobre as brechas potenciais que podem acontecer, como nós vimos com o Facebook, então devemos assumir a dianteira", acrescentou.

A rede social norte-americana, que comprou o WhatsApp em 2014, tem sido criticada por ter permitido que informações de milhões de usuários fossem usadas pela consultoria política Cambridge Analytica.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade