PUBLICIDADE

Fotoblogueiro egípcio ganha edição 2014 do prêmio The Bobs

9 mai 2014 - 18h34
(atualizado às 18h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Os ganhadores devem receber os prêmios no Global Media Forum no dia 30 de junho, em Bonn, Alemanha
Os ganhadores devem receber os prêmios no Global Media Forum no dia 30 de junho, em Bonn, Alemanha
Foto: Deutsche Welle

O fotoblogueiro Mosa’ab Elshamy é o grande vencedor da edição 2014 do The Bobs, prêmio internacional Deustche Welle sobre o melhor do ativismo online. Por meio de sua página no Facebook, o egípcio de 23 anos de idade acompanha o desenvolvimento do país com fotorreportagens.

Ganhador da principal categoria, “Melhor Blog”, Elshamy teve destaque após mostrar as turbulências da Primavera Árabe no Egito e a Guerra na Faixa de Gaza em 2012 por meio de suas fotos. De acordo com o júri do concurso, composto por 15 membros, o fotógrafo ilustra de forma impressionante “o abismo existente na sociedade egípcia”. “Através da expressividade de suas fotos, ele consegue chamar uma atenção constante para esse aspecto", completou.

Além de Elshamy, o site Visualizing Palestine ganhou o prêmio na categoria “Melhor Ativismo Social”, com infográficos sobre a situação nos Territórios Palestinos. Na categoria “Melhor Inovação”, o projeto BangaBraille foi escolhido pelo júri, o site é uma rede de voluntários para atender os cegos de Bangladesh, país com uma população de 1 milhão de cegos.

No prêmio “Mais Criativo”, um blogueiro chinês foi o vencedor – no entanto ele preferiu ficar no anonimato por motivos de sua própria segurança. O nome do blogueiro em português seria “rei@EsquerdaCentroDireita”. E o jornal rural indiano Khabar Lahariya deve receber o troféu na categoria “da informação à participação”, tema da conferência Global Media Forum.

Já o selecionado na categoria “Repórteres sem Fronteiras” foi o portal Yanukovych Leaks, que divulga documentos do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovytch, deposto em fevereiro. Entre os sites favoritos da língua portuguesa, o blog brasileiro Migramundo foi escolhido pelo público. Outros 14 idiomas também recebem o prêmio de Favorito do Público.

Mais de três mil sites e projetos online foram inscritos este ano na premiação. O júri internacional selecionou 154 candidatos em um pré-seleção até chegar aos vencedores da edição 2014 do The Bobs.

Os ganhadores receberão os prêmios no Global Media Forum no dia 30 de junho, em Bonn, Alemanha. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade