PUBLICIDADE

Ford lança prêmio para criar aplicativo na Campus Party

Ford tenta mirar na conectividade para desenvolver novas tecnologias na indústria automotiva

3 fev 2015 - 11h41
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com foco em inovação, o prêmio da Ford já passou por diversas localidades no mundo, como Argentina, Inglaterra, África do Sul, China, Índia, Estados Unidos e Portugal</p>
Com foco em inovação, o prêmio da Ford já passou por diversas localidades no mundo, como Argentina, Inglaterra, África do Sul, China, Índia, Estados Unidos e Portugal
Foto: Gary Cameron / Reuters

A Ford apresenta nesta terça-feira (03) na Campus Party, duas novidades que acontecerão durante o evento.

A primeira delas é o lançamento da Hackaton Ford, uma maratona de criação de aplicações desenvolvida para o setor automativo. E a outra novidade é o Innovate Mobility Challenge Series em São Paulo, uma premiação para a criação de aplicativos para ajudar o motorista e diminuir o trânsito nas cidades.

O prêmio da Ford já passou por diversas localidades no mundo, como Argentina, Inglaterra, África do Sul, China, Índia, Estados Unidos e Portugal. A ideia da companhia automobílistica é criar um aplicativo que ajude ao paulistano a combater o trânsito.

"O intuito é mostrar como a Ford pode ser parte da solução, e não apenas parte do problemas (como poluição)", disse Erica Kampff, gerente global de pesquisa sobre o futuro da mobilidade da Ford. "Tem uma série de tecnologias inovadoras no nosso ambiente, como a conectividade nos carros. Isso está mudando como as pessoas estão interagindo em seus carros."

Para a criação do aplicativo, a Ford disponibilizará dados dos motoristas obtidos por meio do Open XC, um dispositivo que consegue transmitir ao ser conectado ao carro. Porém, esses dados serão enviados aos criadores, sem eles terem acesso ao carro. 

A grande vantagem do Open XC é que ele pode ser acoplado a qualquer carro, podendo fazer carros de montadoras diferentes conversarem entre si.

A interação da Ford com os campuseiros não é novidade. Na edição 2014 da Campus Party, a Ford apresentou a ferramenta Applink, que permitia aos usuários criarem aplicativos para o sync, o sistema conectivo do carro que faz a ligação do carro com aplicativos do smartphone por meio de comando de voz.

O valor do prêmio não foi divulgado. O Innovate Mobility Challenge Series terá abertura para inscrições no 2º semestre.

"Na hackaton, o carro e o Sync serão usados como plataforma de criação", explica Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford na América do Sul. "Nós temos que começar a ver a mobilidade no grande quadro".

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade