PUBLICIDADE

Fone Bluetooth JBL Reflect Mini NC: energético, mas com ANC tímido

JBL Reflect Mini NC é um fone esportivo com som potente, tem integração com Alexa e Google Assistente, mas escorrega no ANC

23 jul 2021 20h01
ver comentários
Publicidade
JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Com design robusto, cancelamento ativo de ruído e rico em recursos de conectividade, o JBL Reflect Mini NC é a nova aposta da marca norte-americana para quem pratica esportes. Oficializado em 2021 por R$ 899, este não é um fone de ouvido barato, mas pode ser uma alternativa ao Jaybird Vista, Jabra Elite 75t e ao Sony WF-1000XM3, que passam dos R$ 1 mil.

Nas especificações, o JBL Reflect Mini NC entrega proteção contra água, tem bateria para até 21 horas de reprodução com o case, promete boa integração com aparelhos Android, além de Google Assistente e Alexa. E o som? Será que agrada? É o que vamos descobrir nos próximos minutos.

Análise do JBL Reflect Mini NC em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises não têm intenção publicitária, por isso ressaltam os pontos positivos e negativos de cada produto. Nenhuma empresa pagou, revisou ou teve acesso antecipado a este conteúdo.

O JBL Reflect Mini NC foi fornecido pela JBL por empréstimo e será devolvido à empresa após os testes. Para mais informações, acesse tecnoblog.net/etica.

Design, conforto e case

JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Nas primeiras impressões, o design do JBL Reflect Mini NC me fez arregalar os olhos — literalmente. Assim que eu abri o produto pela primeira vez, duas coisas me chamaram a atenção: a estrutura corpulenta e o acabamento muito bem feito. Ele é todo revestido em plástico e borracha, e os materiais parecem ser de boa qualidade, o que é realmente fantástico para quem precisa de um fone durável e que aguente um uso mais intenso.

Além das ponteiras de silicone tradicionais, a JBL envia estas ponteiras com "barbatana" que auxiliam ao longo dos exercícios, deixando os fones firmes na orelha. Eu lembro que esse mesmo acessório do Jaybird Vista me machucava e o da JBL, por outro lado, é muito confortável. Além disso, os dispositivos não pesam na orelha, mesmo encorpados.

JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog
JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Ao correr, eu pude constatar que eles ficam presos no canal auditivo e a pressão até existe, mas não estraga a experiência, pois é mínima. Na parte da resistência, o Reflect Mini NC recebeu a certificação IPX7, isso quer dizer que ele é resistente à água e ao suor, portanto dá para usá-lo sem preocupações na academia ou num lugar aberto.

Já o estojo é bem simples, contrastando com os concorrentes, porém eu gostei que a JBL colocou uma cordinha para facilitar o transporte do vestível. Na parte da frente tem um LED que auxilia no carregamento, enquanto atrás tem um botão de emparelhamento e a porta USB-C para fazer a alimentação. Sem um material fosco ou emborrachado, é bom ressaltar que o case pode riscar com facilidade.

Recursos e conectividade

JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Para controlar o fone, você só precisa tocar no logo da JBL. E o aplicativo My JBL Headphones pode ser usado para configurar ações. Por exemplo, é possível definir para um vestível controlar faixas em reprodução, ou ativar o som ambiente, a assistente virtual ou até mesmo o volume da música. Todas essas configurações atuaram muito bem nos meus testes, com exceção do ajuste de volume que me pareceu confuso e, quando eu tocava para diminuir, ele aumentava (ou vice-versa). Na minha opinião, o controle da intensidade do som poderia ser feito por toques longos em vez de toques rápidos.

Já configurar o Reflect Mini NC no My JBL Headphones foi muito fácil e o aplicativo tem uma interface simples, exibindo a porcentagem da bateria dos fones e case, eu consigo ajustar o cancelamento de ruído, atualizar o produto, entre outras coisas. O equalizador só entrega três modos pré-definidos (Jazz, Vocal e Bass). De qualquer forma, você tem a liberdade para ajustar as frequências como quiser.

JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Em conectividade, a JBL destaca a integração dos fones com Google Assistente e Amazon Alexa. Tanto no iPhone (iOS) quanto no Android, eu consegui acionar ambas as assistentes, porém a JBL não permite deixar as duas ativadas, ou seja, você precisa definir só uma para funcionar com o fone. Eu também percebi que, por motivos óbvios, a comunicação entre Reflect Mini NC e Google Assistente é mais eficiente no Android. Após o pareamento, surge um pop-up sugerindo a integração.

Estes dispositivos da JBL trabalham com Bluetooth 5.1 e a comunicação é rápida, estável e não há sinais de vulnerabilidade. Mesmo com o celular longe e mudando de cômodo em vários momentos, os vestíveis conseguiram tocar sem cortes. A latência para vídeos é baixíssima, quase imperceptível, o que é ótimo.

Qualidade de som e microfone

JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

No som, a JBL fez um bom trabalho. O Reflect Mini NC entrega uma sonoridade que eu não encontro em alguns fones baratos da marca. Além dos graves densos, tudo aqui soa vivo, impactante e com definição. De início, sem nenhum ajuste, a empresa entrega um dispositivo que tende a agradar consumidores que apreciam os graves. Os médios e agudos são respeitados e você poderá sentir ambos sem muitos conflitos ou congestionamentos.

Com diálogos, efeitos, backing vocal e instrumentos muito atuantes, Clouds Across the Moon, do The Rah Band, repercute neste fone de ouvido com um nível de detalhamento excelente. Eu pude escutar cada instrumento e, mesmo naquele momento mais potente da faixa, com médios e agudos se misturando, não há embolação ou estridência. Os sub-graves são bem pronunciados e não chegam a incomodar.

JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Em Shot In The Dark, enquanto o Jabra Elite 75t reproduz a música do AC/DC com uma certa estabilidade, eu percebi que o Reflect Mini NC deixa o som encorpado — o que não é um problema para os meus ouvidos —, mas algumas pessoas poderão notar a embolação nas frequências baixas. Ainda assim, a apresentação não fica radicalmente prejudicada e eu consegui resolver isso no equalizador. Este modelo não é para o público audiófilo, mas eu percebo que a qualidade sonora pode agradar diferentes ouvidos; a JBL conseguiu entregar energia e detalhamento que devem cativar muitas pessoas.

A captação do microfone é um pouco inferior devido à distância e à compressão do Bluetooth. Os componentes dos fones da JBL deixam a sua voz um pouco afastada, então, em locais barulhentos, você terá de elevar a voz durante uma chamada telefônica. Além disso, ele não consegue filtrar o ruído externo e capta o som do vento, o que é um ponto negativo, uma vez que este modelo foi produzido para esportistas que treinam ao ar livre.

Cancelamento de ruído e bateria

JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Os fones da JBL com cancelamento de ruído são identificados pelas letras "NC"; é o caso deste modelo testado. O ANC do Reflect Mini NC não me conquistou, pois o desempenho é muito inferior e, em alguns momentos, eu tinha até dúvidas se a tecnologia estava ou não ligada. Nos meus testes, ele não conseguiu cortar eficientemente os barulhos do dia a dia (carros, motos e caminhões), enquanto o Jabra Elite 75t faz isso muito bem.

Ainda nessa área, a empresa fornece duas tecnologias. O TalkThru pode ser ativado para você conversar com pessoas próximas sem precisar remover os fones. Na prática, o recurso apenas diminui o volume da música em reprodução. Já o Ambient Aware é outro modo disponível e permite ouvir o que acontece à sua volta. Exemplificando, você pode ativá-lo na rua para não correr o risco de ser atropelado.

JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Falando agora de bateria, o JBL Reflect Mini NC tem uma atuação excelente. A marca diz que eles podem tocar por até 6 horas com o ANC ligado (ou 7 horas com o recurso desativado). Conectados a um Realme 8 Pro e tocando via Spotify com o volume em 50%, eu consegui ouvir músicas por 7h42min com o cancelamento ativo de ruído, superando as expectativas. Com o estojo, a autonomia pode avançar para 21 horas e o gadget tem um sistema de carregamento rápido: 10 minutos na tomada garante mais 1 hora de som.

JBL Reflect Mini NC: vale a pena?

JBL Reflect Mini NC
JBL Reflect Mini NC
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

O JBL Reflect Mini NC é um fone que tem tudo para atender quem procura um dispositivo para usar durante os exercícios. Ele é confortável, tem proteção contra água e acessórios que facilitam a vida de quem está sempre em movimento. O acabamento também chamou a minha atenção; a JBL fez um excelente trabalho em toda a estrutura, projetando um gadget leve e com materiais de qualidade.

No entanto, se você se deparou com este modelo e visa adquiri-lo por ter cancelamento ativo de ruído, é melhor mudar de ideia. É importante deixar claro que a tecnologia de redução de ruído do Reflect Mini NC não é tão eficiente e fica muito para trás quando comparada a de outros fones dedicados para esportes. Além disso, o microfone poderia ser melhor, novamente pensando naquelas pessoas que pretendem usar este modelo ao ar livre.

No som, a JBL até que me conquistou, devido à energia, assinatura que eu senti falta nos rivais. Entretanto, se você gosta de algo mais neutro, é bom lembrar que o equalizador está disponível no aplicativo. Em resumo, para quem não liga para cancelamento de ruído, o JBL Reflect Mini NC, é um bom fone e pode ser uma opção interessante durante as promoções.

Fone Bluetooth JBL Reflect Mini NC: energético, mas com ANC tímido

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade