PUBLICIDADE

Fisl começa discutindo a liberdade no mundo digital

21 jul 2010 - 20h53
(atualizado em 22/7/2010 às 10h08)
Compartilhar

A importância da liberdade no mundo digital e do uso da tecnologia para a evolução da sociedade dão o tom na 11º edição do Fórum Internacional Software Livre (Fisl), aberta nesta quarta-feira, às 18h, na Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Organização do evento e autoridades dão as boas-vindas ao público
Organização do evento e autoridades dão as boas-vindas ao público
Foto: Flávia de Quadrosindicefoto.com / Divulgação

O evento é o maior agregador de comunidades de software livre da América Latina. Na cerimônia de abertura, um painel de autoridades composto por representantes dos governos municipal, estadual e federal deu as boas-vindas aos participantes do fórum. A ideia neste ano é simples: uma sociedade que se estrutura por meio da informação necessita que os dispositivos democráticos sejam protegidos e perpetuados.

De acordo com a coordenadora do Fórum, Virgínia Ferreira, a atual edição deve ampliar as perspectivas e enxergar o que a tecnologia pode fazer em conjunto com a educação e a cultura. "Queremos abrir a discussão para propor iniciativas para o desenvolvimento humano", declarou.

A tecnologia e o mundo digital desempenham um papel essencial no desenvolvimento da sociedade. Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, não há como falar de liberdade na internet se a população não possui as ferramentas para acessá-la. "É preciso que as pessoas entendam o que o uso correto da rede pode significar para a transformação democrática da sociedade", afirmou.

Já para a deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B-RS), o evento lança discussões no âmbito social. Para ela, a liberdade do conhecimento no mundo digital só vai acontecer de forma plena quando a sociedade entender que este conceito precisa ser implantado no dia a dia.

Uma série de palestras, shows, workshops e exposições será realizada na PUC-RS e em outros locais de Porto Alegre até o encerramento do Fórum, no próximo sábado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade