PUBLICIDADE

Financiada pela Tencent, Meituan sobe 5% em estréia e ilumina previsão para IPOs em Hong Kong

20 set 2018 - 18h04
Compartilhar
Exibir comentários

A Meituan Dianping subiu 5 por cento em sua estréia em Hong Kong nesta quinta-feira, avaliando a empresa chinesa de serviços de entrega de comida em cerca de 55 bilhões de dólares e enviando um sinal positivo para empresas que fazem fila para se listarem no centro financeiro.

Entregador da Meituan em Pequim, China
31/08/2018 REUTERS/Stringer
Entregador da Meituan em Pequim, China 31/08/2018 REUTERS/Stringer
Foto: Reuters

O desempenho dos papéis da Meituan está sendo visto como um teste do apetite dos investidores por ações de Hong Kong em um cenário de mercados fracos e ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês) multibilionárias com dificuldades para superar o preço de emissão, como a da fabricante de smartphones Xiaomi e a da China Torre.

A forte estreia também reflete a confiança do investidor de que a deficitária Meituan pode se defender da concorrência feroz da plataforma Ele.me, que é apoiada pela maior empresa de comércio eletrônico da China, a Alibaba. Ambas oferecem descontos pesados para conquistar novos clientes e participação de mercado.

As ações da Meituan, que tem como principal investidor a maior empresa de jogos e mídias sociais da China, a Tencent, fecharam a 72,65 dólares de Hong Kong (9,26 dólares), em comparação com o preço do IPO de 69 dólares de Hong Kong, mas abaixo do nível de abertura de 72,90 dólares de Hong Kong.

Fundada em 2010 por Wang Xing, a Meituan, que tem sido comparada à plataforma de desconto norte-americana Groupon e fundiu-se em 2015 com sua então principal rival Dianping, semelhante à empresa de avaliação online Yelp.

O valor de mercado da Meituan hoje supera os 2,3 bilhões de dólares do Groupon e os 4,1 bilhões de dólares do Yelp. A Xing possui cerca de 573 milhões de ações na Meituan, fazendo com que suas ações valham cerca de 5,3 bilhões de dólares, mais do que qualquer uma das empresas listadas nos EUA.

"Esta pode ser a decisão mais importante em nossa jornada de investimento em mais de 10 anos", escreveu Neil Shen, sócio fundador e gerente da Sequoia Capital China, que possui cerca de 12 por cento da Meituan.

A grande variedade de serviços da Meituan atraiu usuários, mas empurrou a empresa para o vermelho. A empresa perdeu 22,8 bilhões de iuanes (3,33 bilhões de dólares) nos primeiros quatro meses deste ano, apesar de um grande salto na receita. Em 2017, o prejuízo foi de cerca de 2,8 bilhões de dólares.

A empresa comprou o grupo de compartilhamento de bicicletas Mobike por 2,7 bilhões de dólares este ano, uma aquisição cara que está sobrecarregando suas margens.

Enquanto isso, a Alibaba vem reforçando suas ofertas, abocanhando os serviços de entrega de alimentos Ele.me e Baidu Waimai, que planeja rodar junto com seu aplicativo de serviços de estilo de vida Koubei.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade