PUBLICIDADE

Fiat Chrysler vai pagar US$800 mi para encerrar ações sobre emissões de motores diesel nos EUA

10 jan 2019 - 15h54
Compartilhar
Exibir comentários

A Fiat Chrysler vai pagar cerca de 800 milhões de dólares para encerrar ações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e do Estado da Califórnia que acusam a montadora de usar um software ilegal para fraudar testes de emissões de poluentes em motores diesel.

Pickup da Fiat Chrysler na fábrica da companhia em Michigan. 22/10/2018.   REUTERS/Rebecca Cook
Pickup da Fiat Chrysler na fábrica da companhia em Michigan. 22/10/2018. REUTERS/Rebecca Cook
Foto: Reuters

O acordo divulgado nesta quinta-feira inclui 311 milhões de dólares em penalidade civis e até 280 milhões para encerrar queixas de donos de veículos com motores a diesel e 100 milhões em prorrogações de garantias. O acerto envolve 104 mil veículos Fiat Chrysler a diesel dos anos de 2014 a 2016, segundo documentos judiciais.

A Fiat Chrysler afirmou em comunicado que "mantém a posição de que a companhia não promoveu em qualquer esquema deliberado para instalar dispositivos defeituosos para fraudar testes de emissões."

Como parte do acordo, a Fiat Chrysler não vai admitir qualquer ato irregular. A fabricante alemã de autopeças Robert Bosch, que forneceu alguns componentes para motores a diesel, também vai pagar 27,5 milhões de dólares para encerrar processos. Os donos dos veículos vão receber em média 2.800 dólares para obterem atualizações de software como parte do recall ligado aos testes de emissões, informou a Fiat Chrysler.

O Departamento de Justiça afirmou que o acordo não encerra investigação criminal em curso sobre a conduta da montadora. O órgão regulador dos mercados financeiros dos EUA, a Securities and Exchange Commission (SEC), também está investigando.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade