PUBLICIDADE

Falhas de segurança colocam praticamente todos os celulares e computadores do mundo em risco

4 jan 2018 - 08h41
(atualizado às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores revelaram na quarta-feira uma série de falhas de segurança que, segundo eles, pode permitir que hackers roubem informações sensíveis de praticamente qualquer dispositivo de computação contendo chips da Intel, da Advanced Micro Devices e da ARM Holding.

Imagem ilustrativa de homem digitando em laptop 13/05/2017 REUTERS/Kacper Pempel
Imagem ilustrativa de homem digitando em laptop 13/05/2017 REUTERS/Kacper Pempel
Foto: Reuters

Uma dos problemas é específico da Intel, mas outros afetam laptops, computadores, smartphones, tablets e servidores de Internet como um todo. A Intel e a ARM insistiram que a questão não é uma falha de design, mas demandará que seus usuários baixem uma correção e atualizem seus sistemas operacionais para consertá-la.

"Telefones, computadores, tudo terá algum impacto, mas isso irá variar de produto para produto", disse o CEO da Intel, Brian Krzanich, em entrevista à CNBC, na tarde de quarta-feira.

Pesquisadores do Projeto Zero, da Alphabet, empresa controladora do Google, descobriram duas falhas em conjunto com acadêmicos e pesquisadores do setor em diversos países.

O primeiro, chamado de Meltdown, afeta chips da Intel e permite que hackers ultrapassem a barreira do hardware entre aplicativos executados pelos usuários e a memória do computador, potencialmente permitindo que hackers leiam a memória de um PC e roubem suas senhas.

O segundo, chamado de Spectre, afeta chips da Intel, AMD e da ARM e permite que hackers potencialmente manipulem aplicativos antes sem erros a fornecer informações confidenciais.

Os pesquisadores disseram que a Apple e a Microsoft têm correções preparadas para usuários de computadores afetados pela falha Meltdown. A Microsoft se recusou a comentar e a Apple não respondeu de imediato a pedidos por comentário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade