PUBLICIDADE

Facebook suspende criação de Instagram Kids

27 set 2021 - 15h20
Compartilhar
Exibir comentários

O Instagram fez uma pausa na criação de um novo aplicativo para crianças, disse o serviço de compartilhamento de fotos do Facebook nesta segunda-feira, movimento que surge em meio à crescente oposição ao projeto.

Silhuetas de pessoas usando smartphones, com logotipo do Instagram ao fundo. 28/3/2018.  REUTERS/Dado Ruvic
Silhuetas de pessoas usando smartphones, com logotipo do Instagram ao fundo. 28/3/2018. REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

O Instagram Kids havia sido apontado como um aplicativo que exigiria permissão dos pais para participar e deveria fornecer conteúdo sem anúncios e apropriado para crianças, mas parlamentares e grupos de classe nos Estados Unidos pediram que a empresa desistisse do projeto.

"Não vamos parar de pressionar o Facebook até que eles desliguem permanentemente", disse Josh Golin, diretor executivo do Fairplay, um grupo de defesa voltado para crianças.

O Instagram disse que o Instagram Kids era a coisa certa a fazer, mas que estava pausando o trabalho e continuaria trabalhando em suas ferramentas de supervisão parental.

"A realidade é que as crianças já estão online e acreditamos que desenvolver experiências adequadas à idade, projetadas especificamente para elas, é muito melhor para os pais do que onde estamos hoje", disse o documento, observando que há versões do YouTube, da Alphabet, e do TikTok, da ByteDance, para menores de 13 anos.

Quatro parlamentares disseram que ficaram satisfeitos com a decisão do Facebook, mas disseram que a pausa "é insuficiente".

"O Facebook perdeu completamente o benefício da dúvida quando se trata de proteger os jovens online e deve abandonar completamente este projeto", disseram os parlamentares.

Em 2017, o Facebook lançou o aplicativo autônomo Messenger Kids, plataforma de mensagens instantâneas para menores de 13 anos, que é controlada pela conta de um responsável no Facebook.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade