PUBLICIDADE

Facebook se reuniu com autoridades britânicas três vezes antes de anúncio da libra

18 set 2019 - 14h10
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook se reuniu com o Ministério das Finanças do Reino Unido, o banco central e as autoridades reguladoras britânicas nas semanas antes de tornar públicos seus planos para a moeda digital libra, mostraram respostas às solicitações de liberdade de informação da Reuters.

21/06/2019
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo - RC1F4E46DBD0
21/06/2019 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo - RC1F4E46DBD0
Foto: Reuters

Os detalhes das reuniões sugerem um esforço conjunto da maior rede social do mundo para tentar obter apoio para seus planos antes do anúncio da libra, em 18 de junho, uma criptomoeda que será apoiada pelas principais moedas e outros ativos.

Apesar disso, a libra atraiu uma resposta cética de reguladores e políticos na Europa e nos Estados Unidos, com preocupações centradas em seu potencial de prejudicar o sistema financeiro mundial, prejudicar a privacidade e promover a lavagem de dinheiro.

O Facebook se encontrou com um ministro júnior e funcionários encarregados de política de criptomoedas no Ministério das Finanças do Reino Unido em 23 de abril. Um dia depois, reuniu-se com a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) para discutir a libra, de acordo com os horários divulgados pelo ministério das finanças e pelo órgão.

No mês seguinte, em 14 de maio, o Facebook se encontrou com funcionários do Ministério das Finanças, Banco da Inglaterra e FCA, mostraram as respostas dos pedidos da Reuters.

As autoridades fizeram cinco perguntas à empresa antes da reunião, redigidas em e-mails solicitados pela Reuters.

"O envolvimento com reguladores, legisladores e especialistas é fundamental para o sucesso da libra", disse uma porta-voz do Facebook. "Esse foi o motivo pelo qual o Facebook, juntamente com outros membros da Libra Association, compartilhou nossos planos mais cedo."

Um porta-voz do ministério das finanças do Reino Unido se recusou a comentar sobre a libra. O ministério quer que o Reino Unido aproveite os benefícios potenciais das criptomoedas enquanto mantém a transparência, as proteções e os padrões do mercado, disse ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade