PUBLICIDADE

Facebook recorre à multa do Reino Unido pelo escândalo Cambridge Analytica

A rede social argumentou que não deve pagar a multa de US$ 645 mil porque não há evidências de que o Facebook compartilhou dados de usuários indevidamente

22 nov 2018 - 18h23
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook está recorrendo a uma multa aplicada pelo órgão regulador de proteção de dados do Reino Unido sobre o papel da rede social no escândalo Cambridge Analytica. Ao argumentar que não deve pagar essa multa, a empresa disse nesta quarta-feira, 22, que a decisão da autoridade britânica é injustificável e que não há evidências de que o Facebook compartilhou dados de usuários indevidamente.

A multa imposta no mês passado pelo Escritório do Comissariado da Informação (ICO, na sigla em inglês) contra a empresa chefiada por Mark Zuckerberg foi de US$ 645 mil.

No caso do Reino Unido particularmente, o escândalo Cambridge Analytica, que usou sem consentimento os dados de 87 milhões de pessoas para tentar influenciar as eleições presidenciais americanas de 2016, causou uma grande tensão entre o Facebook e as autoridades. Isso porque a consultoria Cambridge Analytica é britânica, e também devido ao fato de Mark Zuckerberg ter negado várias vezes se apresentar perante o parlamento europeu.

O órgão regulador do Reino Unido tem sido o único do mundo a tomar medidas contra a empresa no caso Cambridge Analytica, alegando que a rede social permitiu que dados de usuários fossem passados para terceiros sem consentimento. O ICO investigou o escândalo e concluiu que o Facebook "falhou e não tomou as medidas técnicas e organizacionais apropriadas".

Agora, a decisão de acatar ou não a apelação do Facebook está nas mãos do tribunal de primeira instância do Reino Unido. Se o Facebook perder nesta instância, ele ainda pode encaminhar o caso para outro tribunal. O ICO não comentou o assunto.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade