PUBLICIDADE

Facebook e Twitter precisam se adequar a regras da Comissão Europeia ou enfrentarão sanções

20 set 2018 - 10h43
Compartilhar
Exibir comentários

Facebook e Twitter enfrentarão sanções a menos que cumpram as regras europeias até o fim do ano, informou a União Europeia, conforme seus reguladores continuam sua pressão sobre gigantes de mídias sociais dos Estados Unidos sobre preocupação com privacidade.

04/06/2018 REUTERS/Jon Nazca
04/06/2018 REUTERS/Jon Nazca
Foto: Reuters

Plataformas online ficaram sob fogo na Europa por causa da dominância delas e por práticas de negócios anticompetitivas, resultando em pesadas multas a algumas empresas.

Passados sete meses desde que as empresas foram informadas que precisam alinhar os termos de usuários com os regulamentos da UE, Facebook e Twitter ainda precisam lidar completamente com todas as questões, disse a Comissão Europeia nesta quinta-feira.

Em contraste, o Airbnb fez as mudanças necessárias após ser informado sobre a necessidade de fazê-las há alguns meses, disse a comissária Europeia de Justiça, Vera Jourova, confirmando uma reportagem da Reuters de quarta-feira.

"Se nós não virmos progresso, as sanções serão aplicadas", disse ela em uma coletiva de imprensa. "Isso está claro. Nós não podemos negociar para sempre, nós precisamos ver os resultados."

O Twitter também deveria fazer as mudanças até o fim do ano, disse um porta-voz da Comissão.

Quaisquer sanções seriam impostas por órgãos nacionais de defesa do consumidor.

A Comissão disse anteriormente que estava preocupada sobre a responsabilidade das empresas e como usuários são informados sobre remoção de conteúdo ou fim de contratos.

O Facebook disse que já fez diversas mudanças e continuaria a cooperar com as autoridades.

"Nós atualizamos os termos de serviço do Facebook em maio e incluímos a vasta maioria de mudanças que a Rede de Proteção ao Consumidor e a Comissão Europeia propuseram naquele momento", disse a empresa em um comunicado.

"Nossos termos agora estão muito mais claros sobre o que é e o que não é permitido no Facebook e as opções que as pessoas têm."

Mudanças nos termos de uso do Airbnb incluem mostrar o preço total de reservas e taxas extras, tanto se a oferta for feita por um anfitrião privado ou profissional e que consumidores têm direito de tomar medidas legais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade