PUBLICIDADE

Facebook desativa contas de empresa russa sob alegação de coleta irregular de dados

11 out 2018 - 17h07
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook desativou dezenas de contas e perfis da provedora russa de banco de dados SocialDataHub (SDH) por o que chamou de coleta não autorizada de informações de usuários, disse a rede social nesta quinta-feira.

Logotipo do Facebook impresso em 3D  é visto em frente a uma bandeira russa 3/09/ 2018. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration -
Logotipo do Facebook impresso em 3D é visto em frente a uma bandeira russa 3/09/ 2018. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration -
Foto: Reuters

Em comunicado, o Facebook informou que a SocialDataHub, que já prestou serviços de análise ao governo da Rússia, violou os termos de uso da plataforma.

"Como parte do nosso esforço para proteger a segurança das pessoas, nós recentemente removemos contas da SocialDataHub... porque elas estavam coletando informações dos usuários", disse o Facebook. "Isso é uma violação de nossos termos, e desativamos mais de 66 contas, perfis, páginas e aplicativos da SDH de nossos serviços". "Esperamos encontrar e desativar mais".

O empresário russo Artur Khachuyan, que fundou a SocialDataHub em 2015, disse à Reuters que a empresa não violou nenhuma lei ou regra do Facebook. Ele disse que recebeu uma queixa da rede social e que estava preparando uma resposta oficial.

A queixa do Facebook, vista pela Reuters, acusa a SDH e a Fubutech, outra empresa também criada por Khachuyan, entre outras coisas, estavam fornecendo serviços estatais para identificar pessoas a partir da analise de imagens de usuários em mídias sociais.

Na acusação, o Facebook exige que a SocialDataHub pare de coletar dados de usuários e apresente um relatório até 12 de outubro detalhando os dados que teriam sido coletados pela empresa.

A rede social também solicitou informações sobre terceiros para os quais a SDH vendeu ou entregou os dados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade