PUBLICIDADE

Facebook bloqueia contas ligadas à agência estatal de notícias russa Sputnik

17 jan 2019 - 14h24
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook afirmou nesta quinta-feira que removeu centenas de contas criadas na Rússia, por entender que elas estavam envolvidas em comportamento coordenado inadequado, incluindo algumas ligadas à agência estatal de notícias Sputnik.

Um logotipo em 3D é mostrado em frente a uma bandeira dos Estados Unidos. 18/03/2018. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Um logotipo em 3D é mostrado em frente a uma bandeira dos Estados Unidos. 18/03/2018. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Foto: Reuters

Em comunicado, a Sputnik classificou a decisão da rede social como política e que o Facebook censurou sete páginas do de seus escritórios de notícias em países vizinhos.

O diretor de política de cibersegurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, disse que descobriu duas operações distintas originadas na Rússia, com uma ativa em vários países no Leste Europeu e outra específica para Ucrânia.

O Facebook informou que removeu cerca de 364 páginas e contas em países do Mar Báltico, da Ásia Central, do Cáucaso e partes da Europa, que estariam ligadas a empregados do Sputnik.

"Apesar das deturpações de identidade, descobrimos que essas páginas e contas estavam relacionadas a empregados do Sputnik", escreveu Gleicher. "Algumas das páginas frequentemente postavam sobre tópicos como sentimento anti-OTAN, protestos e movimentos anticorrupção".

O Facebook tem sido alvo de críticas nos últimos anos por sua admitida lentidão em desenvolver ferramentas para combater conteúdo extremista e operações de propaganda.

A companhia e outras redes sociais miram a interferência de estrangeiros em suas plataformas, após críticas por não fazerem o suficiente para detectar, interromper e revelar atuação russa para influenciar o resultado das eleições dos EUA em 2016.

Irã e Rússia negaram acusações de que usaram plataformas de mídia social para lançar campanhas de desinformação, mas o Facebook e o Twitter removeram 2 milhões de publicações e desativaram contas ligadas a esforços para influenciar as operações nas eleições de novembro passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade