PUBLICIDADE

Facebook bloqueia brevemente chatbot de Netanyahu em dia de eleições israelenses

17 set 2019 - 13h24
(atualizado às 13h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu atacou o Facebook nesta terça-feira, depois que a rede social bloqueou um "chatbot" da conta de seu partido Likud por violar as regras do dia das eleições.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu 
10/09/2019
REUTERS/Amir Cohen
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu 10/09/2019 REUTERS/Amir Cohen
Foto: Reuters

O chatbot, um tipo de software automatizado que simula uma conversa com um usuário, voltou a funcionar dentro de algumas horas.

"Eles pegaram um martelo de 100 quilos e acertaram uma mosca, porque é uma mosca do Likud", disse Netanyahu em um vídeo publicado nas mídias sociais. "Eles fecharam nossos meios de comunicação com nossos eleitores."

O Comitê Central de Eleições de Israel disse que o chatbot foi usado para publicar dados de pesquisas em violação à legislação eleitoral.

Netanyahu pareceu minimizar a violação, dizendo: "Alguém publicou uma pequena pesquisa no Facebook."

As publicações problemáticas foram aparentemente retiradas e não apareceram mais na página no Facebook.

Questionado sobre a intervenção na conta de Netanyahu, o Facebook disse em comunicado que trabalha com "comissões eleitorais em todo o mundo para ajudar a proteger a integridade das eleições".

"Nossas políticas claramente afirmam que os desenvolvedores devem cumprir todas as leis aplicáveis no país em que seu aplicativo está disponível. Restringimos esse bot por violar a lei local até que as eleições sejam concluídas hoje à noite", afirmou a rede social.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade