PUBLICIDADE

Facebook alerta reguladores da UE sobre riscos de abertura de dados

2 dez 2019 - 16h23
(atualizado às 17h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook alertou os reguladores da União Europeia nesta segunda-feira sobre forçar gigantes da tecnologia a abrir seus vastos arquivos de dados para rivais, dizendo que essa ação trará riscos de privacidade e responsabilidade.

03/08/2017. REUTERS/Thomas White
03/08/2017. REUTERS/Thomas White
Foto: Reuters

A comissária europeia de concorrência, Margrethe Vestager, manifestou preocupação de que as grandes empresas de tecnologia possam alavancar seu poder para prejudicar rivais e que os reguladores possam ter que forçá-las a fornecer dados importantes aos concorrentes para evitar isso.

Nick Clegg, chefe de assuntos globais do Facebook, disse que isso pode ser uma coisa perigosa a se fazer.

"Existe uma tensão fundamental entre a transferência de dados das pessoas, principalmente quando os dados não são apenas seus, mas os dados que você compartilha com amigos, grupos e outras comunidades online de uma plataforma para a de um concorrente", disse ele, acrescentando que isso "claramente carrega riscos de privacidade".

Clegg disse que também havia a questão de quem assumiria a responsabilidade se tudo der errado.

Sobre o plano do Facebook para uma criptomoeda global chamada libra, que provocou críticas de órgãos reguladores e bancos de todo o mundo, Clegg disse que a empresa não seguirá em frente com o projeto a menos que obtenha as aprovações necessárias.

"Não procederemos a menos que os reguladores estejam satisfeitos, particularmente os reguladores dos EUA", disse ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade