PUBLICIDADE

Facebook ainda é evasivo sobre Cambridge Analytica e fake news, dizem parlamentares britânicos

29 jun 2018 - 09h02
(atualizado às 19h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook continua sendo evasivo em suas respostas a uma comissão parlamentar britânica que examina um escândalo sobre o uso indevido de dados da empresa de mídia social pela Cambridge Analytica, afirmou o presidente do comitê nesta sexta-feira.

REUTERS/Dado Ruvic
REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

    O comitê digital e de mídia do Reino Unido está examinando notícias falsas, e o que a consultoria, contratada pela campanha presidencial de 2016 de Donald Trump, fez com os dados do Facebook, que foram obtidos de forma inadequada.

    A Cambridge Analytica disse que apagou os dados quando requisitada e não os usou na campanha de Trump. Também nega o trabalho remunerado na campanha pelo Brexit.

    "O Facebook continua a exibir um padrão de comportamento evasivo -um padrão que emergiu ao longo de nossa investigação", disse o presidente Damian Collins em resposta à mais recente carta do Facebook ao comitê, dizendo suas respostas sobre como ele monitora a propaganda política e seus recursos destinados à segurança eram inadequados.

    "A empresa parece preferir um escrutínio mínimo e rigoroso... Vamos abordar este ponto como parte de nosso relatório provisório que será publicado oportunamente."

O Facebook disse que saudou a oportunidade de ajudar o comitê em sua investigação.

"O vice-presidente de Tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, deu quase cinco horas de depoimento ao comitê em abril e nós respondemos a todas as perguntas enviadas pelo comitê", disse uma porta-voz da rede social.

"Continuamos em contato com o comitê e o Sr. Collins para fornecer qualquer informação adicional que possam precisar."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade