PUBLICIDADE

ExoMars Rover se prepara para estreia antes de viagem a Marte

26 abr 2018 - 13h33
Compartilhar
Exibir comentários

A missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para buscar vida em Marte alcançou um importante marco com o seu protótipo de rover de superfície de seis rodas pronto para sua estreia.

Construído pela Airbus Defence and Space em Stevenage, a improvável "cidade espacial" da Inglaterra ao norte de Londres, o chamado Modelo Térmico Estrutural está sendo enviado para Toulouse, na França, para uma série de testes para garantir que o verdadeiro rover ExoMars tolere quaisquer condições do planeta vermelho.

Se a missão 2020 for executada, seria o primeiro rover da Europa em Marte, após diversas aterrissagens de sucesso da NASA.

A última tentativa da Europa de aterrissar um veículo rover na superfície de Marte terminou em decepção em 2016, quando Schiaparelli perdeu o controle e bateu com tudo na areia vermelha.

O rover da ESA, no entanto, será mais sofisticado, contendo uma broca de exploração de dois metros e um sistema autônomo de navegação.

"Essa é a coisa mais emocionante que ainda não foi feita, nós temos uma grande broca de dois metros para que ele possa entrar na crosta, que é onde achamos que a vida estaria se ainda estivesse sobrevivendo", disse o diretor de entrega do ExoMars, Abbie Hutty, à Reuters.

"Na superfície, a radiação é extrema e as condições muito hostis. Abaixo das diferentes camadas de rocha, talvez em uma fissura onde pode haver depósitos de água poderia ser um lugar bom para alguma vida ainda estar sobrevivendo".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade