PUBLICIDADE

Excel está em extinção e softwares de RH em ascensão

Levantamento aponta que 75,6% das empresas aderiram a um software de gestão digital.

22 abr 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Com o aceleramento digital, vivenciado pelos últimos dois anos, transformando diversos setores tradicionais das corporações mundiais, em especial o RH, a integração de softwares especializados nos processos de pagamentos dos funcionários já atende quase 80% das empresas só no Brasil. 

É o que mostra a recente pesquisa Tendências e desafios dos Recursos Humanos no Brasil e no mundo realizada pela Factorial, plataforma tecnológica que auxilia empresas a automatizar e centralizar os processos de recursos humanos.

O estudo, desenvolvido com mais de 700 gerentes, especialistas de RH, equipes operacionais e responsáveis pelo TI ― profissionais em diferentes cargos relacionados à gestão do ciclo de vida do funcionário (recrutamento, contratação, onboarding, treinamento e até onboarding) ― de 4 mil empresas de grande, médio e pequeno porte, evidencia que, só no Brasil, 67,5% dos entrevistados preferem digitalizar os processos de controle de jornada de trabalho, por entenderem que o setor de RH está cada vez mais especializado, competitivo e ágil.

Sendo softwares de recursos humanos os mais escolhidos para efetuar pagamentos, a gestão da folha também tem se tornado cada vez mais tecnológica: 75,6% aderiram à digitalização devido a uma melhor otimização de tempo, ampliação de recursos centralizados e especialização da área.

Um outro vetor de crescimento e aderência ao digital são as avaliações de desempenho realizadas pelo RH, que em 38,2% dos casos são mediadas por um programa especializado, enquanto 25,2% ainda são documentadas com o auxílio de planilhas do Excel.

Ainda, avaliações 90° (58,1%), Pesquisas de Clima (44,9%) e Autoavaliações (31,7%) entram no rol das ferramentas mais utilizadas para medir o desempenho dos colaboradores.

“Os softwares especializados estão ganhando espaço no setor de RH como um todo e, com base na pesquisa que a Factorial desenvolveu, pudemos analisar que, em sua maioria, já fazem parte da realização do controle de horários, gestão de férias e avaliações de desempenho, por exemplo. Essa transformação digital tem tornado o mercado de recursos humanos mais competitivo por capacitar o trabalhador, melhorando a sua autonomia e otimizando o tempo e as tarefas das empresas”, complementa Renan Conde, diretor de vendas da empresa no Brasil.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK! 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade