PUBLICIDADE

Europol apoiará investigação de ciberataque sem precedentes

13 mai 2017 - 11h40
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Programa mostra exemplo de ransomware em um notebook.
Programa mostra exemplo de ransomware em um notebook.
Foto: EFE

O Serviço Europeu de Polícia (Europol) oferecerá apoio a uma investigação internacional contra o ciberataque em massa que, desde a sexta-feira, afeta 99 países e que essa organização policial europeia qualificou de "sem precedentes".

"O recente ataque tem um nível sem precedentes e requer uma investigação internacional complexa para identificar os culpados", afirmou a Europol neste sábado em um comunicado, no qual anunciou que participará das investigações através do Centro Europeu de Cibercrime (EC3).

A Europol acrescentou que está "trabalhando em estreita colaboração com as unidades de investigação de crimes cibernéticos dos países afetados e os principais parceiros da indústria para mitigar a ameaça e ajudar as vítimas".

O Serviço Europeu de Polícia lembrou que a equipe do EC3 está composta por "investigadores cibernéticos internacionais especializados" e foi "especialmente desenhada para ajudar nessas investigações".

O ataque se propagou através do vírus WanaCrypt0r, um tipo de 'ransomware' que limita ou impede aos usuários o acesso ao computador e seus arquivos e solicita um resgate para eles possam ser acessados de novo.

O resgate é geralmente pago em uma moeda digital, frequentemente o 'bitcoin', o que dificulta seguir o rastro do pagamento e identificar os 'hackers'.

Veja também

Ligação corrupta entre Odebrecht e Presidente da Venezuela:
EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade