PUBLICIDADE

EUA recebem mais de 130 pedidos de licenças para vender à Huawei, dizem fontes

28 ago 2019 - 11h03
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos recebeu mais de 130 pedidos de empresas para obter licenças de venda de produtos norte-americanos à Huawei [HWT.UL], disseram três fontes, quase dois meses depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado que algumas vendas seriam permitidas.

REUTERS/Carlo Allegri
REUTERS/Carlo Allegri
Foto: Reuters

Mas o governo Trump ainda não concedeu nenhuma licença para vendas à empresa, disseram pessoas familiarizadas com o processo que conversaram com a Reuters sob condição de anonimato.

A paralisação coincide com mensagens contraditórias de Trump sobre a guerra comercial EUA-China, que reduziram as esperanças de decisões rápidas sobre os pedidos de licenças para vender à Huawei, a maior produtora mundial de equipamentos de telecomunicações.

Isso gerou bilhões de dólares em vendas perdidas para fabricantes de chips, empresas de software e outras na cadeia de fornecimento da Huawei nos EUA.

"Ninguém no ramo executivo sabe o que (Trump) quer e todos têm medo de tomar uma decisão sem saber", disse William Reinsch, ex-funcionário do Departamento de Comércio.

O número atual de pedidos de licença, não divulgados anteriormente, excede em muito os 50 que o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, revelou ter recebido em julho.

Um porta-voz do Departamento de Comércio disse: "O processo interinstitucional, avaliando os pedidos de licença relativos à Huawei e suas afiliadas não americanas, está atualmente em andamento."

A Huawei não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, mas pediu aos Estados Unidos que retirem a empresa da chamada lista de entidades e que acabem com o que chamou de "tratamento injusto".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade