PUBLICIDADE

EUA entregam primeira licença para operação de drones

10 jun 2014 - 12h20
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira a entrega da primeira licença de voo para drones à companhia petrolífera BP.

A referida agência autorizou a empresa e a fabricante de sistemas de aeronaves não tripuladas AeroVironment a usar um drone na área de Prudhoe Bay, no Alasca, onde a BP procura petróleo e planeja a instalação de oleodutos.

As investigações começaram no último domingo, usando um aparelho Puma AE equipado com uma câmera, de 1,4 metro de comprimento.

"Estas sondagens são um passo importante na expansão do uso comercial de aviões não tripulados", afirmou o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Anthony Foxx.

"A tecnologia está mudando rapidamente, e as oportunidades estão crescendo", acrescentou.

Para obter a licença de voo, as empresas devem demonstrar que os seus drones não afetarão a segurança nacional e que seu uso será de interesse público.

Algumas agências do governo americano têm usado drones para questões de segurança, resgate e meteorológicas. Empresas de tecnologia, como o Facebook e a Amazon também pretendem utilizar as pequenas aeronaves. Enquanto a Amazon desejam realizar entregas de mercadorias pelos drones, a rede social de Mrk Zuckerberg quer levar acesso à internet para mercados emergentes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade