PUBLICIDADE

EUA consideram banir equipamentos 5G fabricados na China

Medida pode afetar até mesmo empresas europeias que utilizem fábricas no país asiático...

24 jun 2019 - 16h56
(atualizado às 17h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, pode começar a exigir que qualquer tipo de equipamento 5G utilizado no país seja fabricado fora da China. De acordo com o jornal The Wall Street Journal, o governo está discutindo a questão internamente, mas uma medida do tipo, caso seja aprovada, deve demorar anos até ser completamente implementada.

Ainda segundo as fontes ouvidas pelo jornal, o governo quer saber se as companhias que fornecem equipamentos para a infraestrutura de telecomunicação dos Estados Unidos têm condições de mover toda a produção para fora da China. Isso inclui empresas como a finlandesa Nokia e a sueca Ericsson, ambas as quais já tinham planos de fabricar equipamentos em outros países para manter o bom relacionamento com os Estados Unidos e evitar novas tarifas impostas por Trump.

Leia mais: Entenda a briga entre EUA e Huawei

O possível banimento desses equipamentos é uma extensão da atual guerra comercial entre EUA e China. Em maio, Trump assinou uma ordem dificultando a negociação entre empresas americanas e a chinesa Huawei, o que levou gigantes da tecnologia como Google, Intel e Qualcomm a abandonarem os asiáticos.

Caso a nova medida seja levada adiante pelo governo dos EUA, ela irá afetar não apenas empresas chinesas, mas também companhias de qualquer lugar do mundo que utilizem fábricas na China. Procuradas pelo jornal, a Ericsson afirmou que tem flexibilidade para mover a fabricação dos seus equipamentos para países como Brasil, Estônia e Índia. A Nokia disse que sua estratégia de fabricação deve ser planejada para evitar riscos políticos.

O governo dos EUA não fez comentários específicos sobre a discussão, dizendo apenas que a próxima revolução industrial será feita em cima das redes de telecomunicação construídas hoje e que é essencial que essas redes sejam confiáveis.

Venha para o The BRIEF

Foto: TecMundo

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade