PUBLICIDADE

Estudante finge ser jornalista e ganha 20 mil seguidores no Twitter

26 jan 2014 - 13h08
(atualizado às 13h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O estudante inglês Sam Gardiner se passou por jornalista esportivo e após divulgar supostas trocas de mensagens com jogadores profissionais e treinadores ganhou cerca de 20 mil seguidores no Twitter, segundo informações publicadas pelo site do jornal Financial Times. O jovem, 16 anos, entrou no Twitter como uma jornalista loira com a intenção de conquistar mais de 50 mil seguidores. Na sequência, fingiu ser um ex-olheiro de futebol que se tornou repórter e começou a fazer sucesso ao postar rumores de transferências de jogadores e falsas estatísticas de jogos, segundo o FT.

Contudo, em 2012, alguns jornalistas alertaram que o perfil era falso. Em resposta, o jovem criou um novo perfil afirmando ser escritor no Daily Telegraph e no Financial Times. Ele novamente resolveu criar especulações de transferências e alcançou sucesso quando o técnico Roberto Di Matteo foi demitido do Chelsea. Isso porque Gardiner colocou uma mensagem em seu perfil, no dia anterior à demissão, afirmando que tinha informações de algumas fontes que asseguravam que o italiano perderia o emprego. O sucesso foi tanto que ele começou a ser seguido por alguns jogadores de futebol, como Gran Holt, do Wigan.

A fraude só foi descoberta após Gardiner plantar a notícia de que o Liverpool estaria contratando o egípcio Mohamed Salah junto ao Basel por 9 milhões de euros. A notícia fez muito sucesso e chegou a ser manchete de jornais egípcios, segundo o FT. Contudo, a fraude foi descoberta por um repórter do The Telegraph, que denunciou o jovem. Após perder a conta que possuía no Twitter, Gardiner agora quer ser jornalista de verdade e teria afirmado ao FT que irá estudar para isso.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade