PUBLICIDADE

Empresas e hospitais da Europa são alvos de ciberataque

12 mai 2017 - 14h27
Compartilhar
Exibir comentários
O governo espanhol divulgou um comunicado em que aponta o ciberataque em várias companhias do país.
O governo espanhol divulgou um comunicado em que aponta o ciberataque em várias companhias do país.
Foto: iStock

Diversas empresas e hospitais de vários países da Europa, entre Espanha, Inglaterra e Portugal, informaram que foram alvos de ataques cibernéticos nesta sexta-feira (12).

Os equipamentos de informática teriam sido infectados com um vírus do tipo "ransomware", que bloqueia os arquivos. No entanto, não há informações de que os hackers tenham tido acesso a dados pessoais.

O governo espanhol divulgou um comunicado em que aponta o ciberataque em várias companhias do país, entre elas a empresa de telecomunicações Telefónica. O ministério da Energia confirmou que "o ataque afetou pontualmente equipamentos de informática de trabalhadores de várias empresas".

Em comunicado, o ministério afirmou que "o ciberataque não compromete a segurança dos dados nem se trata de um vazamento de dados".

O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido também informou ter sido vítima do ataque. Vários hospitais do país afirmaram que os vírus causaram o cancelamento de consultas e atendimentos. O "ransomware" é um pequeno programa, que se oculta em um arquivo de aparência inofensiva. Uma vez infectado, o usuário não pode ter acesso a seus arquivos enquanto não pagar um resgate.

Veja também

Governo enviará auxílio a índios venezuelanos em Manaus:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade