PUBLICIDADE

Empresário acusa fundador do Uber de roubar sua ideia

Kevin Halpern diz que base para o popular app de transporte é o Celluride, aplicativo de caronas que ele criou em 2006

17 mai 2015 - 07h11
(atualizado às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Halpern acusa fundador do Uber de roubar idea iniciada com seu app, Celluride
Halpern acusa fundador do Uber de roubar idea iniciada com seu app, Celluride
Foto: Youtube / Reprodução

Somando-se à de taxistas e autoridades de regulamentação em vários lugares do mundo, o aplicativo de transporte Uber agora enfrenta mais uma oposição: um processo relativo a propriedade intelectual que corre na Justiça americana.

A startup tecnológica mais bem-sucedida do planeta, com valor estimado de US$ 40 bilhões, está sendo objeto de um processo no Supremo Tribunal de São Francisco por roubo de segredos comerciais.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Um empresário chamado Kevin Halpern afirma que o diretor executivo (CEO) do Uber, Travis Kalanick, roubou dele a ideia de criar um serviço de 'caronas' com motoristas particulares.

Halpern disse que contou os detalhes da empresa que estava desenvolvendo - a Celluride - a Kalanick quando ambos trabalhavam em escritórios próximos, no ano de 2006.

"Kalanick criou uma réplica exata da Celluride e chamou de Uber", disse Halpern em um vídeo publicado no Youtube sob o nome "O Grande Roubo do Uber", onde explica a suposta apropriação de sua ideia por parte do empresário.

Na versão dele, ambos discutiram "a enorme oportunidade de negócios no mercado do transporte privado, sobre a qual ele não tinha a menor ideia naquele momento".

"Kalanick foi muito bom e ganhou minha confiança", afirmou Halpern.

O processo também atinge o co-fundador do Uber, Garrett Camp, e investidores que financiaram a ideia.

Segundo declarações do advogado da parte acusadora, Christopher Dolan, ao jornal San Francisco Chronicle, Halpern "passou sete anos desenvolvendo a tecnologia que está na base do aplicativo Uber".

Uber disse que acusações são 'completamente infundadas'
Uber disse que acusações são 'completamente infundadas'
Foto: BBC News Brasil

'Infundadas'

Um porta-voz do Uber, porém, negou as acusações. "São completamente infundadas. Nós defenderemos (esta tese) com vigor", disse.

O Uber foi fundado em 2009 com o valor de US$ 2,5 bilhões. De lá para cá, seu valor de mercado passou a superar o de outras empresas tecnológicas, como Twitter e Linkedin.

Não é a primeira vez que grandes empresas tecnológicas são processadas por motivos semelhantes. Isso já aconteceu com produtos do Google, Facebook, o iPhone da Apple, entre outros exemplos.

Halpern disse que ele e Kalanick tinham acordo de confidencialidade verbal, segundo o site especializado em tecnologia Cnet.com. E que ambos se reuniram em várias ocasiões para falar sobre o financiamento da nova empresa e o estabelecimento de uma possível relação de negócios.

Aplicativo Uber é banido em Nova Délhi após caso de estupro:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade