PUBLICIDADE

Empresa de tecnologia de chips ARM reduz taxas de licenciamento para startups

29 abr 2020 - 14h02
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A ARM, empresa britânica cujas tecnologias de chips equipam a maioria dos smartphones em uso no mundo, anunciou nesta quarta-feira redução nas taxas de licenciamento que cobra de startups e oferecendo opções gratuitas para uma incubadora de empresas de semicondutores que estejam em estágio inicial.

05/11/2018
REUTERS/Amir Cohen
05/11/2018 REUTERS/Amir Cohen
Foto: Reuters

A ARM, controlada pelo Softbank Group, licencia sua propriedade intelectual para empresas como Qualcomm,, Apple e Samsung, que por sua vez a usam em chips para smartphones e outros dispositivos. A ARM cobra uma série de taxas de licenciamento pelo uso de sua tecnologia, incluindo algumas que devem ser pagas durante vários anos de desenvolvimento antes que a empresa veja seu primeiro chip físico em funcionamento.

Esses custos são mais difíceis para as empresas menores absorverem, então, no ano passado, a ARM abriu cerca de três quartos de seu portfólio de tecnologia de chips para um novo programa de "acesso flexível" que postergou o pagamento de muitas dessas taxas até que seus clientes tivessem um chip em mãos que poderiam começar a vender.

A ARM também enfrenta a concorrência do RISC-V, uma tecnologia de chip de código aberto com menos custos de licenciamento.

Nesta quarta-feira, a ARM ampliou a estratégia, dizendo que eliminará suas taxas anuais de acesso para startups com menos de 5 milhões de dólares em financiamento.

Um porta-voz da ARM disse que o programa acarretará alguns custos para a ARM, mas a empresa vê isso como um investimento de longo prazo para garantir que empresas menores de chips possam se familiarizar com sua tecnologia.

A ARM também se juntou nesta quarta-feira à Silicon Catalyst, uma empresa da Califórnia que fornece suporte para pequenas empresas de chips, fornecendo alguns de seus produtos gratuitamente para empresas do portfólio da companhia.

A Silicon Catalyst convenceu muitos dos fornecedores de software e de propriedade intelectual de alto custo a projetar chips para doar às suas empresas e custear milhões de dólares em custos de desenvolvimento antes que os chips físicos sejam produzidos.

Pete Rodriguez, presidente-executivo da Silicon Catalyst, disse à Reuters que ter acesso livre a algumas das propriedades intelectuais da ARM ajudará as empresas de seu portfólio a sobreviver por tempo suficiente para chegarem ao ponto de fabricar chips físicos, angariar rodadas adicionais de financiamento e, eventualmente, começar a pagar pela tecnologia da ARM.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade