PUBLICIDADE

Empresa de lançamentos espaciais de bilionário Richard Branson abre subsidiária no Brasil

27 jun 2022 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários

A Virgin Orbit, empresa de lançamentos espaciais do bilionário britânico Richard Branson, anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma subsidiária no Brasil e que obteve licença da Agência Espacial Brasileira (AEB) para operar na base de Alcântara (MA).

A empresa afirmou que, depois de cumpridas todas as formalidades, acredita que poderá fazer um primeiro lançamento a partir do Brasil em 2023.

O anúncio fazia as ações da companhia, que usa um sistema de foguete que tem o lançamento a partir de um jato cargueiro Boeing modificado 747-400 em pleno voo, dispararem 12,1% às 13h13 (horário de Brasília).

Por estar próxima da linha do Equador, a base de Alcântara é um dos melhores lugares do mundo para se lançar satélites em órbita da Terra.

"O sistema de lançamento da Virgin Orbit dará à base de Alcântara a oportunidade de se tornar um dos únicos espaçoportos continentais do mundo capazes de alcançar qualquer inclinação orbital", afirmou a empresa em comunicado à imprensa.

"A Virgin Orbit é muito adequada para pequenos lançamentos de satélites", disse Carlos Moura, presidente da AEB, no comunicado da companhia. "A Virgin Orbit poderá melhorar suas capacidades ao decolar da base de Alcântara. O tempo é bom, a pista é maravilhosa, o espaço aéreo está liberado e ela está equipada com sistemas de rastreamento. Juntos, poderemos fazer muito mais", acrescentou.

O anúncio foi feito cerca de um mês depois que o bilionário Elon Musk, dono da empresa de lançamentos espaciais SpaceX, esteve no Brasil para um encontro com representantes do governo federal para tratar de conectividade na Amazônia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade