PUBLICIDADE

Elon Musk e Jack Ma falam de Marte e AI em evento; evitam guerra comercial

29 ago 2019 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, e o fundador do Alibaba, Jack Ma, discutiram sobre o planeta Marte e inteligência artificial, mas evitaram falar sobre a guerra comercial EUA-China em sua primeira aparição conjunta nesta quinta-feira, que alguns membros da plateia disseram que foi decepcionante.

29/08/2019
REUTERS/Aly Song - RC1109434E00
29/08/2019 REUTERS/Aly Song - RC1109434E00
Foto: Reuters

O bate-papo, transmitido ao vivo, fez parte dos eventos de abertura da Conferência Mundial de Inteligência Artificial (WAIC), em Xangai.

Quando a conversa programada pelos magnatas foi anunciada pela primeira vez, havia muitas especulações de que eles poderiam usar o palco para falar sobre questões como os atritos comerciais entre EUA e China, que ambos haviam comentado publicamente anteriormente, sobre uma fábrica que a Tesla está construindo em Xangai, ou a iminente aposentadoria de Ma do Alibaba.

Mas a dupla evitou todas as menções a esses problemas, ao invés conversaram por mais de meia hora sobre sua visão de como a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, moldará o futuro.

"Sempre fico impressionado com a sua visão da tecnologia, não sou um cara tecnológico", disse Ma em suas primeiras observações a Musk, antes de falar sobre como a inteligência artificial não era uma ameaça.

Ma se descreveu como "otimista" em relação ao impacto da IA na humanidade, acrescentando que as pessoas que se preocupam demais com isso têm o que ele chama de "inteligência de faculdade". "Pessoas como nós, que temos a inteligência das ruas, não temos medo disso."

Eles também conversaram sobre viagens espaciais, com Ma elogiando Musk por suas tentativas de viajar para Marte via SpaceX, enquanto Musk notou os avanços da China nessa área, bem como o quão "inadequados" os seres humanos eram comparados aos computadores.

O funcionário de tecnologia, Simon Zhang, que estava na plateia, disse à Reuters que saiu com a impressão de que Musk, que chegou a Xangai pela manhã, estava sofrendo de jet lag.

"A conversa não foi tão emocionante quanto eu esperava", disse ele. "Cada um deles estava falando sobre seus próprios tópicos separados".

Outro membro da plateia, que deu o nome de Cheney , expressou desapontamento semelhante. "As pessoas estavam ansiosas por isso. Mas o que Musk disse sobre inteligência artificial ele disse milhões de vezes antes, e Jack Ma estava apenas sendo Jack Ma."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade