PUBLICIDADE

Conceito usa Google Glass para monitorar sinais de paciente

24 nov 2013 - 09h12
(atualizado às 09h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Conceito mostra um médico usando o visor do Glass para monitorar os sinais vitais de um paciente
Conceito mostra um médico usando o visor do Glass para monitorar os sinais vitais de um paciente
Foto: Reprodução

A Royal Philips e a Accenture anunciaram a primeira prova de conceito que usa os óculos de realidade aumentada do Google para que médicos possam monitorar os sinais vitais de um paciente sem usar as mãos. A tecnologia conecta o sistema da Philips para o Google Glass, fornecendo aos médicos acesso às informações.

Com a tecnologia, médico pode ter acesso a informações sem abandonar um procedimento
Com a tecnologia, médico pode ter acesso a informações sem abandonar um procedimento
Foto: Reprodução

A demonstração do novo conceito mostra como um médico, usando o visor pode simultaneamente monitorar os sinais vitais de um paciente e reagir aos avanços do procedimento cirúrgico sem a necessidade de afastar-se do paciente ou do procedimento. Outra possibilidade para o médico que está sendo testada é monitorar os sinais vitais de um paciente remotamente ou recorrer à assistência de profissionais em outras localidades.

"Esta pesquisa explora como os médicos podem alcançar um melhor acesso à informação certa, no momento certo, para que possam se concentrar no atendimento de forma mais eficiente e eficaz. É um primeiro passo na pesquisa de como as tecnologias existentes podem ser aplicadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes", disse Michael Mancuso, CEO de Informática Clínica e Cuidado com o Paciente da Philips Healthcare.

No mês passado, o Brasil teve a primeira cirurgia feita com a ajuda do Google Glass. Os óculos conectados à internet do Google foram usados pelo médico Miguel Pedroso, coordenador do Instituto Lubeck, em uma colectomia direita, um complexo procedimento de retirada parcial do cólon. O dispositivo auxiliou o médico para que ele assistisse à vídeos de orientação do procedimento cirúrgico que estava realizando, comandados por voz, e transmitir e receber orientações de um médico a distância, através de um Hangout.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade