PUBLICIDADE

Chip ultrarrápido pode tornar Pc 20 vezes mais rápido

28 dez 2010 - 17h26
Compartilhar

Cientistas criaram um chip de computador que é 20 vezes mais rápido do que os desktops atuais. Enquanto os Pcs modernos tem um processador com dois, quatro ou, às vezes, 16 núcleos para realizar tarefas, a unidade de processamento central (CPU), desenvolvida por pesquisadores das universidades de Glasgow e Massachusetts Lowell efetivamente teve mil núcleos em um único chip, informou nesta terça-feira o jornal britânico Daily Mail.

"A evolução pode inaugurar uma nova era de computação de alta velocidade nos próximos anos para usuários domésticos frustrados com sistemas de execução lenta", afirma o periódico.

O novo supercomputador utiliza menos energia que os atuais apesar de sua alta velocidade. Os cientistas usaram um chip chamado "Field Programmable Gate Array (FPGA), que pode ser configurado em circuitos específicos pelo usuário, ao invés de sua função ser definida em uma fábrica.

Segundo o jornal, isso permitiu que a equipe dividisse os transistores do chip em pequenos grupos e pedisse que cada um execute uma tarefa diferente. "Ao criar mais de mil mini-circuitos dentro do chip FPGA, os pesquisadores conseguiram transformar o chip em um processador de mil núcleos - cada núcleo de trabalho em suas próprias instruções", diz a reportagem.

O chip foi capaz de processar cerca de cinco gigabytes de dados por segundo em testes - o que o torna aproximadamente 20 vezes mais rápido que os computadores modernos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade