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E-commerce: 4 dicas para a transformação digital dos PMEs

Ecossistema robusto de serviços é o principal aliado de varejistas que buscam maior presença digital.

5 nov 2021 07h30
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Para atingir seus objetivos, não basta apenas desenvolver uma plataforma de e-commerce
Para atingir seus objetivos, não basta apenas desenvolver uma plataforma de e-commerce
Foto: Kobu Agency / Unsplash

Com o aumento no número de lojas virtuais desde o ano passado, crescem também os desafios para que os empreendedores não apenas consigam se inserir, mas também prevalecer e obter sucesso a longo prazo nas vendas online. Para atingir estes objetivos, não basta apenas desenvolver uma plataforma de e-commerce.

Para ajudar os varejistas nesta jornada, Thiago Mazeto, diretor comercial e de marketing da Tray, dá algumas dicas valiosas para quem já possui e para quem ainda pensa em se inserir no ambiente digital de vendas:

1. Plataforma própria de e-commerce

Você pode iniciar sua jornada no e-commerce do zero ou trazer sua loja física para o ambiente virtual. A escolha de um layout adequado ou personalizado é fundamental para que sua plataforma fique do jeito que deseja.

Além disso, é fundamental que sua ferramenta garanta que você possa controlar todas as funcionalidades e administração do site por meio de um painel de configurações completo e intuitivo.

2. Presença em marketplaces

Estar presente em marketplaces do Brasil é uma importante vitrine para apresentar seus produtos a um grande número de pessoas, especialmente durante as etapas iniciais de sua jornada.

Cabe ressaltar que, em alguns casos, é possível realizar o gerenciamento de pedidos, cadastros, fotos, anúncios ou estoque pelo painel de sua plataforma própria, permitindo que você não dependa de apenas um canal de vendas e conte com a mesma segurança e facilidade encontrada no seu site.

3. Social commerce

Hoje, muitos consumidores online recorrem às redes sociais para pesquisar informações sobre seus itens de desejo, assim como avaliações de outros clientes, comparação de preços entre as lojas. Por isso, a adoção de estratégias de social commerce é essencial para oferecer integração da loja virtual às mídias sociais, permitindo que o usuário interaja com o conteúdo de forma prática e classifique a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

4. Meios de pagamento

Para garantir que a experiência do cliente seja integralmente satisfatória, é fundamental que o lojista adicione à sua loja virtual um sistema completo de meios de pagamento, capaz de integrar as formas de captura física e online, além de oferecer sinergia com a plataforma de e-commerce de forma segura e eficaz.

A opção por um meio de pagamento que ofereça cobertura e suporte para clientes e lojistas por meio de sistemas inteligentes de análise antifraude é percebida como uma estratégia crucial não apenas na conclusão de uma venda, mas também no aumento das chances de recorrência em vendas futuras.

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