PUBLICIDADE

Drag queens pressionam Facebook para usarem nomes sociais

Representantes do grupo transgênero se reunirão com diretores da rede social para tentarem chegar a um acordo sobre a questão da identidade

16 set 2014 - 16h26
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

A rede social mais usada do mundo, o Facebook, aceitou se reunir com representantes da comunidade drag queen na Prefeitura de San Francisco (EUA) para tratar sobre a política de identidade da empresa, que exige aos usuários utilizar seu nome real. O encontro acontece nesta quarta-feira. 

Em suas respectivas páginas no Facebook, a drag queen Sister Roma, ícone transgênero de San Francisco, e David Campos, membro da junta de supervisores do condado de San Francisco, muito envolvido na luta desta comunidade, comemoraram a disposição de tratar o assunto diretamente com as pessoas interessadas.

"Boas notícias! Facebook aceitou nosso convite para ter um diálogo com as drag queens e os membros da comunidade transgênero que são afetados por sua política sobre nomes de perfil", disse Campos.

Na semana passada, vários internautas denunciaram que suas contas tinham sido bloqueadas com a indicação de que não voltariam a estar ativas até que mudassem o pseudônimo que utilizavam por seu nome real, "aquele que aparece na carteira de motorista ou no cartão de crédito".

O Facebook redobrou durante os últimos dias seus esforços para conseguir que todos seus usuários se identifiquem na rede por seus nomes reais, algo que a companhia tenta desde que começou a atuar, para criar um lugar mais transparente no qual ninguém possa se refugiar no anonimato

No entanto, esta política choca frontalmente com o desejo de uma multidão de usuários de não entregar seus dados ao gigante das redes sociais, assim como com os interesses da comunidade transgênero, que utiliza habitualmente um nome que não corresponde ao oficial.

Esse é o caso de Sister Roma, membro das Sisters of Perpetual Indulgence (Irmãs da Indulgência Perpetua), que assegura que muita gente a conhece apenas por este nome, que vem usando invariavelmente durante os últimos 27 anos.

Antes de o Facebook aceitar dialogar, Sister Roma e outras drag queen de San Francisco tinham iniciado uma campanha na internet para se manifestarem perante a sede da empresa em Menlo Park (Califórnia), uma iniciativa que agora foi "adiada".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade