PUBLICIDADE

Dormir com a TV ligada pode aumentar peso, aponta estudo

A relação entre dormir com a TV ligada e o sono tinha outros contornos até esse estudo...

16 jun 2019 - 17h04
Compartilhar
Exibir comentários

Como bem sabemos, há uma série de coisas que podem afetar o peso corporal. Boa parte das pessoas costuma ficar atenta a elas evitando uma rotina sedentária e procurando sempre ter uma alimentação equilibrada. Porém, um estudo divulgado recentemente apontou que as preocupações devem se estender também para outras coisas que nem imaginávamos estar relacionadas.

Foto: TecMundo

De acordo com pesquisa publicada no JAMA Internal Medicine, dormir com a TV ligada pode contribuir para o aumento de peso. Bizarro? Pode até ser, mas há uma explicação.

5 anos de acompanhamento

O levantamento para esse estudo envolveu a participação de 43.722 mulheres com idades entre 35 e 74 anos e comprovou que entrar no sono e ter qualquer fonte luminosa no ambiente pode interferir no ganho de peso. O dados para a pesquisa envolveram 5 anos de coletas e, nesse período, verificou-se que as pessoas que dormem com a TV ligada ou outro tipo de fonte luminosa ganharam algo em torno de 4 quilos.

Que a luz no período de sono pode atrapalhar já era algo conhecido de todos. Mas o que esse estudo comprova é que ela deixa de ser incômoda e passa a ser um fator de risco para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade em pessoas que já têm tendência a essas situações.

Próximo passo

Para complementar os estudos, os pesquisadores pretendem dar continuidade a análises em outros aspectos, visando entender melhor como a interferência ocorre, o que pode ser feito para minimizar os possíveis danos, quais são as consequências ao longo dos anos e, por fim, o que fazer como prevenção.

No mais, para ter uma boa noite de sono e ajudar na manutenção da saúde vale tomar algumas atitudes simples antes de dormir, como desligar a TV e deixar eletrônicos de lado. Aliás, esses últimos figuram como grandes vilões na hora de pegar no sono.

Como algumas pessoas realmente têm dificuldades para dormir, uma boa ideia é encontrar algo que possa ajudar a relaxar, como meditação, música, cheiro, chás, sucos, conforto, roupas e até mesmo o tipo de alimentação consumida antes de ir para a cama.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade