PUBLICIDADE

Distribuidora independente supera Hollywood e Netflix e ganha maior prêmio do Oscar

10 fev 2020 - 13h27
(atualizado às 13h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A distribuidora de filmes independente de três anos de idade, Neon, superou os tradicionais estúdios de Hollywood e a gigante de streaming Netflix no domingo ao conquistar o cobiçado Oscar de melhor filme com o filme sul-coreano "Parasita".

Bong Joon Ho e Han Jin Won seguram suas estatuetas pelo Oscar de melhor rotreiro original, por "Parasita"
09/02/2020
Matt Petit/A.M.P.A.S./Divulgação via REUTERS
Bong Joon Ho e Han Jin Won seguram suas estatuetas pelo Oscar de melhor rotreiro original, por "Parasita" 09/02/2020 Matt Petit/A.M.P.A.S./Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

O filme superou o drama sobre a Primeira Guerra Mundial "1917", da Universal Pictures, o épico de gângsteres "O Irlandês", da Netflix, e "Era uma vez em... Hollywood", da Sony, entre outros filmes na cerimônia do Oscar.

A Netflix, que liderou as indicações entre os distribuidores com 24 no total, perdeu o prêmio de melhor filme pela segunda vez. Seu drama "Roma" foi um dos principais candidatos no ano passado. "O Irlandês" deste ano, com um time de grandes estrelas, incluindo o diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro, terminou a noite sem nenhum troféu.

A Netflix ganhou duas estatuetas ao fim da cerimônia. Laura Dern ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo drama "História de um Casamento", enquanto "American Factory" foi escolhido como melhor documentário.

Mas foi a Neon, fundada em 2017 para produzir e distribuir filmes independentes, que garantiu os principais prêmios da noite. Os lançamentos anteriores da empresa incluíam "Vox Lux" e "Eu, Tonya", que conquistou em 2019 o prêmio de melhor atriz coadjuvante com Allison Janney.

Este ano, a Neon ajudou a transformar "Parasita" em um fenômeno nos Estados Unidos e no Canadá, uma raridade para um filme estrangeiro exibido nos EUA. O filme conta a história de uma família pobre em Seul que planeja trabalhar em uma casa rica.

Até domingo, "Parasita" havia arrecadado 35,5 milhões de dólares nas bilheterias norte-americanas e canadenses, parte do total global de 165,4 milhões de dólares. No total, "Parasita" ganhou quatro prêmios, incluindo melhor diretor e melhor filme em língua estrangeira.

O reconhecimento do Oscar deve aumentar imediatamente o interesse em "Parasita", que está sendo exibido em 1.000 cinemas e também está disponível em DVD e streaming, disse Paul Dergarabedian, analista de mídia sênior da Comscore. A Comcast possui os direitos de distribuição doméstica do filme nos Estados Unidos.

"Qualquer fã de filmes que se preze fará planos imediatos para ir ao cinema esta semana", disse Dergarabedian. Muitos fãs também compram o filme "para assisti-lo várias vezes e desvendar seus muitos mistérios", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade