PUBLICIDADE

Designer do iPhone e do iPod, Jony Ive vai deixar a Apple

Executivo que também criou visual do iPad e do iMac abrirá seu estúdio de design; para Jobs, inglês era a segunda pessoa com 'maior poder' sobre a empresa, abaixo somente dele próprio

27 jun 2019 - 19h20
(atualizado às 19h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Responsável por criar projetos icônicos, como o do iPod, do iPhone e do iMac, o inglês Sir Jonathan Ive está deixando a Apple. Designer chefe da fabricante americana, Ive anunciou a decisão nesta quinta-feira, 27. A partir de agora, ele vai se dedicar a criar seu próprio estúdio de design, o LoveFrom, que terá a empresa de Cupertino como um de seus primeiros clientes.

"Não serei mais um funcionário da Apple, mas estarei muito envolvido ainda com a empresa. Parece uma hora boa e natural para fazer essa mudança", disse Ive ao jornal inglês Financial Times, em uma entrevista exclusiva. Em seu lugar, assumirão conjuntamente os executivos Evans Hankey e Alan Dye, vice-presidentes de design industrial e de interface de design, respectivamente.

Considerado pelo fundador da Apple Steve Jobs como "a pessoa com maior poder operacional dentro da Apple, a exceção de mim", Ive é o responsável pelo design icônico de muitos produtos da segunda fase da empresa, a partir do final dos anos 1990 - além dos já citados, ele também projetou o iPad e supervisionou a criação do Apple Watch.

De quebra, também inspirou a criação do Apple Park, sede inaugurada pela empresa em 2017 em Cupertino. "Ele é uma figura singular no mundo do design e ajudou a Apple a ganhar nova vida nos anos 1990", declarou Tim Cook, presidente executivo da Apple, em comunicado publicado pela empresa nesta quinta-feira.

Nova fase. Segundo Ive, seus próximos trabalhos serão na área de tecnologia vestível e saúde, bem como "projetos pessoais". Por enquanto, o estúdio ficará na Califórnia, mas poucos detalhes além disso foram divulgados pelo designer, nomeado cavaleiro inglês pela Rainha Elizabeth II em 2012.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade