PUBLICIDADE

Dell vai fechar capital em acordo de US$24,4 bilhões

5 fev 2013 - 14h58
(atualizado às 15h51)
Compartilhar

Michael Dell vai fechar o capital da empresa de computadores Dell em um acordo de 24,4 bilhões de dólares que marca a maior aquisição alavancada desde a crise financeira.

O fundador e presidente-executivo da companhia, Michael Dell, e a Silver Lake, estão pagando 13,65 dólares por ação em dinheiro pela terceira maior fabricante de computadores do mundo.

O acordo está sendo financiado em dinheiro e ações de Michael Dell, capital da Silver Lake e recursos da empresa de investimentos de Dell, a MSD Capital. Além disso, a Microsoft está fazendo um empréstimo de 2 bilhões de dólares e operação também é financiada por quatro bancos.

A transação deve ser concluída antes do fim do segundo trimestre do ano fiscal de 2014 da Dell.

Conversas sobre a operação vieram a público pela primeira vez em 14 de janeiro, embora tenham começado no fim de 2012. Michael Dell já havia reconhecido que considerava a possibilidade de fechar capital desde 2010.

O preço de 13,65 dólares por ação representa um prêmio de 24 por cento em relação a média de preço do papel da Dell, de 11 dólares por ação, antes da divulgação das negociações sobre o acordo, e é bem menor do que os 17,61 dólares a que eram negociados os papéis há um ano.

"Acho que a questão chave aqui é se os acionistas aprovarão o acordo, porque praticamente não há prêmio em relação ao valor a que são negociadas as ações", disse o analista Shaw Wu, do Sterne Agee.

O papel da Dell tinha alta de 0,9 por cento a 13,39 dólares às 14h44, no horário de Brasília.

CEDENDO FATIA DE MERCADO

A Dell tem perdido gradualmente fatia de mercado para rivais como a Lenovo e está enfrentando dificuldades para reacender o crescimento, apesar dos esforços de Michael Dell nos cinco anos desde que ele recuperou o controle da companhia que fundou em 1984, após um breve hiato em que a sorte da empresa minguou rapidamente.

Enquanto analistas dizem que a Dell pode ser mais ágil como uma companhia de capital fechado, a empresa ainda terá de lidar com as mesmas condições de mercado difíceis.

"Essa é uma oportunidade para que Michael Dell seja um pouco mais flexível em sua gestão da empresa", disse o analista Shebly Seyrafi, do FBN Securities. "Isso não exclui o fato de que eles enfrentarão desafios no mercado de PCs, como enfrentavam antes".

O vice-presidente de Finanças da Dell, Brain Gladden, disse que a estratégia da companhia continuará "de maneira geral, a mesma" após a conclusão da operação, ao mesmo tempo reconhecendo que uma recuperação exigirá mais tempo e mais investimento.

(Texto de Ben Berkowitz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade